O Beijo das Sombras - Richelle Mead

19:32:00 6 Comments A+ a-

Eu conhecia há muito tempo a série Academia de Vampiros, da Richelle Mead, fiquei por dentro inclusive do lançamento do último livro da série nos EUA quando o evento aconteceu. Mas, apesar de todas as pessoas que eu já vi falando da série dizerem coisas muito positivas, eu nunca me empolguei para ler.

Em O Beijo das Sombras conhecemos Rose, Lissa e o mundo vampiresco em que elas vivem. Na estória criada por Richelle Mead, existe uma hierarquia entre eles, e são divididos em por raças. Os Moroi são os vampiros de sangue puro, e a maioria faz parte da realeza e desempenha um papel importante na sociedade. Eles também possuem magia, normalmente cada moroi se especializa em controlar um dos 4 elementos: fogo, água, ar ou terra.

Os vampiros dessa espécie que se corrompem se tornam strigois, que se alimentam de sangue moroi; são imortais, muito fortes e ágeis. Eles estão sempre atrás de sangue, e vivem em constante guerra com as outras raças. Muitos moroi e dampiros já morreram por conta dela.

Os dampiros são híbridos, nascidos da união de um Moroi com um humano ou da união de um Moroi com outro dampiro. Eles não se reproduzem entre si, apenas com morois. Ao contrário dos outros vampiros, eles não são limitados pelo desejo de sangue e podem sair à luz do dia por herdarem genes humanos. Dampiros são guerreiros natos e se tornam guardiões dos Moroi para proteger a espécie, já que são ótimos guerreiros por herdarem os melhores genes humanos e vampiros.

Lissa é uma princesa moroi, e Rose é uma dampira. As duas são melhores amigas, e Rose é a guardiã de Lissa. Elas mantêm um laço, um acontecimento raro em que Rose pode entrar na cabeça de Lissa e sentir o que ela sente, ver o que ela vê e pensar o que ela pensa. Ambas estavam fugidas do internato no qual estavam matriculadas há dois anos, até que foram capturadas pelos guardiões da escola e retornaram à força para lá.


Muitos filhos da realeza estudam na Escola São Vladmir, e qualquer coisa é motivo para se tornar escândalo e virar fofoca. A vida das meninas se torna um verdadeiro inferno ao chegarem à escola. Elas vão ter de lidar com os alunos extremamente mimados de lá, precisam entender a fundo quais os motivos que as levaram a fugir da escola em primeiro lugar, precisam lidar com uma perseguição mental insana contra Lissa, precisam se aperfeiçoar em suas habilidades para se formarem, já que estão no último ano escolar, e ainda precisam ficar fora de problemas.

Sendo Rose uma pessoa que sempre estava se metendo em problemas, em primeiro lugar, a condição para que ela voltasse à escola era ficar em regime 'privado'. Precisava ir à todas as aulas e ainda treinar com um dos guardiões que a capturou, o russo-alto-lindo-forte-e-tudo-de-bom Dimitri, nos tempos livres. Sendo ele considerado um deus quando o assunto era o trabalho de ser guardião, o ano dela não seria muito fácil.

As coisas no livro nunca são o que parecem ser. Sempre acontece alguma reviravolta, alguma surpresa e, à medida que Rose ia descobrindo que o passado não aconteceu realmente da maneira que ela pensou, a estória foi me prendendo cada vez mais. É impossível largar a leitura. A estória é contada por Rose, e em momento nenhum achei que as coisas ficaram chatas. Rose é impulsiva, é forte, é extremamente sarcástica e inteligente. Eu simplesmente a adorei!

Além da escrita e da trama toda, e dos personagens muito bem caracterizados, um ponto muito forte, para mim, é o tal do Dimitri. Ele é exatamente o tipo de personagem que faz ~quase~ todas ficarem apaixonadas e se perguntando o motivo de não ter um 'personal colega' daqueles do lado. Ele, ao contrário dos outros na escola, mantêm sempre uma postura séria e rígida, mas conquista por sempre baixar a guarda para Rose e faz com que o leitor torça para que aconteça algo entre eles o tempo todo.

- As suas mãos. - Ele soltou um palavrão em Russo. [...] - Onde estão as suas luvas?
[...]
- Eu não tenho, nunca precisei de luvas em Portland.

Ele repetiu o palavrão e fez um gesto para que eu fosse me sentar numa cadeira enquanto ele buscava um kit de primeiros socorros. Limpando o sangue com um pano molhado, ele me disse, asperamente:

- Vamos arrumar luvas para você.

Olhei para baixo, para minhas mãos destruídas, enquanto ele trabalhava.

- Isso está apenas começando, não é?
- Começando o quê?
- A transformação. Estou me transformando em Alberta. Ela... e todas as outras guardiãs. Elas são todas rígidas e com músculos estufados. Isso de treinar e lutar e estar sempre ao ar livre... Elas acabaram não ficando mais bonitas. Essa... essa vida. Ela as destrói. Quero dizer, destrói a beleza delas.

Ele hesitou por um momento, tirou os olhos das minhas mãos e voltou-os para o meu rosto. Aqueles olhos castanhos, quentes, me avaliaram, e alguma coisa apertou dentro do meu peito. Que droga. Eu tinha que parar de sentir aquelas coisas perto dele.

- Isso não vai acontecer com você. Você é muito... - Ele procurou a palavra certa, e eu, na minha cabeça, imaginei várias possibilidades. "Linda como uma deusa. Muito quente e sensual." Desistindo, ele simplesmente repetiu: - Com você não vai acontecer. p. 172
Como já falei, não tinha muita curiosidade para ler a série antes. Agora ela simplesmente não sai mais da minha cabeça e ler os outros livros logo se tornou uma necessidade. Está mais que recomendada!


P.S: Se você leu até aqui, meu muito obrigada. Não consegui fazer uma resenha menor. Foi a empolgação. O livro é muito bom.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

6 comentários

Write comentários
Caline
AUTHOR
4 de junho de 2012 às 22:38 delete

Quer dizer que a senhorita foi fisgada por Dimitri e seu auto controle irritante?? rs
Essa série é realmente muito boa mas ainda, ainda não consegui encontrar o que fazem as pessoas a adorarem, quase idolatrarem.
Parei no livro 2 e logo quero continuar, vamos ver se daqui pra frente as coisas melhoram tanto comigo quando com o Dimka.

Beijos
Caline

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
4 de junho de 2012 às 22:57 delete

Pode ter certeza que eu fui, me amarro num desafio. AUSHAUSHAUSHAUHSUAHS

Reply
avatar
Livia Delgado
AUTHOR
8 de junho de 2012 às 23:15 delete

Dimitri nao eh pra mim nao! hahaahah Continua com o Jace! hauhauahuahauahuah
Eu gostei do livro, e medida que eu fui lendo a serie, ela vai melhorando. Parei no 3, que tem um final brilhante! Mas ainda nao empolguei do jeito que tem gente empolgada por ai... Mas juro que e queria!

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
9 de junho de 2012 às 02:20 delete

Já eu li, basicamente, um por dia até o 3°! Como só tinha os três primeiros em mãos, baixei os pdfs... mas, poxa, eu preciso estudar porque, né, greve não são férias. ;x  Aí dei um tempo, mas nada me empolga mais pra ler no momento. .-.

Mas adoro Dimitri, e fiquei numa desolação triste com o final do último que eu li - apesar de também ter achado brilhante. Quero comprar essa série pra mim ASAP.

Reply
avatar
Lisa
AUTHOR
3 de julho de 2012 às 17:20 delete

Oii! eu tou louca para ler esse livro, mas eu não encontrei nenhum pdf para sacar, gostava de saber se me podia enviar? Eu agradecia imensoooooooooooo!

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
4 de julho de 2012 às 18:06 delete

Oi, Lisa!
Eu não tenho o PDF, li o livro impresso. Procura por torrents que talvez você ache, mas creio que está mais fácil achar no orkut!
Beijos!

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!