Os diários de um banana - Jeff Kinney

13:08:00 9 Comments A+ a-

Boa tarde!
Gente, hoje eu venho com um livro diferente e muito engraçado. Já ouviram falar dos livros O diário de um banana, da V&R, né?
Não? Eu adorei!

No princípio eu achei que deveria ser chatinho, mas é totalmente o contrário. Porque fala da fase mais difícil que uma pessoa passa na vida: a escola.
Vamos combinar, escola é cruel. Não a escola em si, mas as pessoas dentro dela. E eu gosto de saber que não fui só eu que sofri com ela, mesmo que seja lendo.

O banana da estória é o Greg, que cursa a sexta série do ensino fundamental - sétimo ano - e tem 13 anos. Se preocupa com sua auto-estima demais e tenta ser notado na escola. Adora um video-game e quadrinhos; e  escreve em seu diário sobre tudo: seu dia-a-dia, sua escola e sua família.

Sua família não é muito diferente do que a gente pode encontrar, ele tem um irmão mais velho chamado Rodrick, de 16 anos, que tem uma banda chamada Fralda Cheia (Loaded Diaper) e Greg não acha que ele saiba escrever o nome de sua banda direito. O garoto só gosta de importunar o irmão e o som da banda de heavy-metal é horrível para Greg. Tortura.




Ele também tem um irmão caçula-mimado-e-superprotegido pelos pais. Só faz besteira e - quase - nunca é punido, além de ser um belo de um língua grande: conta tudo pros pais. É a versão masculina da minha irmã. A diferença é que minha irmã chama meu nome certo, já o de Greg o chama de "Mamão" ("Bubby") por, quando pequeno, não conseguir falar o nome dele direito. E isso o irrita. Muito.


O pai dele, pra melhorar as coisas, odeia video-game, rock-and-roll e adolescentes. Fora que ele sempre diz pros filhos fazerem "coisas de macho" e seguir o exemplo dele. Nossa, não sei a parte dos adolescentes, e fora a parte das coisas de macho, mas esse parece meu pai. HAHA 


A mãe de Greg, Susan, é uma coruja. Gosta de todo tipo de música, até a do filho mais velho - coitado do Greg, poluição sonora em seus ouvidos -, é dramática (que mãe não é?) e faz até os meninos passarem vergonha, coitados. Fora que mima o mais novo, isso é uma doença? É contagiosa?


Mas Greg também tem um melhor amigo, o Rowley! Ele só não é muito inteligente, mas ele sempre ajuda Greg com seus planos. Tem também Fregley, o menino deslocado da escola. Uma vez Greg e Rowley foram dormir lá e o amigo comeu todas as jujubas dele... só que ele não pode comer açúcar. Socorro. Tem o tio Charlie, que, segundo Greg, pode dar pra ele tudo que ele pedir... apesar de nunca dar nada que seja satisfatório pra Greg. E tem a Patty, a chata que atrapalhou uma cola dele quando lembrou ao professor pra cobrir o mapa dos EUA com um papel. 


Aqui seguem dois exemplos das animações nos livros:



                                                   

Os quadrinhos são simples, mas eu achei adoráveis. Achei bestas, infantis... mas ao mesmo tempo me lembram de fases. Eu simplesmente me apaixonei por esses livros.

O autor, Jeff Kinney, começou a série em um website, onde postava os cartoons. Mas ficou tão famoso que publicou com a editora Amulet Books. A série já teve mais de cinco milhões de livros vendidos, já foi traduzida para mais de 20 línguas e ficou na lista de Best-seller do New York Times por mais de um ano, e foi adaptado para as telonas pela Twentieth Century Fox.

A série não perdeu popularidade, e parece não perder tão cedo. Aqui no Brasil temos os dois primeiros volumes, e o terceiro entrou em pré-venda. Segue as capas:

O primeiro volume conta o quanto a vida de uma criança-fracote-subdesenvolvida de ensino fundamental é difícil quando se tem que dividir corredores com garotos mais altos, malvados e que se barbeiam.
“ Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo.”






 O segundo só me mostra como é incoveniente ter um irmão e um diário ao mesmo tempo. Greg se mete em confusão porque seu irmão mais velho e chato e encrenqueiro - Rodrick - sabe de um... incidente que aconteceu com Greg, mas que ele quer manter em segredo. Mas como faz quando se tem um diário pra te escutar e pra servir de prova contra você?









O terceiro volume é o lançamento do mês para o dia 8 de maio. Não consegui sinopse para o volume, mas vocês podem baixar as primeiras páginas no site brasileiro da série.






Todas as informações podem ser encontradas no site, que é super interativo e super bem feito. Eu adorei a criatividade dos criadores, e aposto que vocês vão gostar também.


Eu sei que, como eu, vocês também vão se identificar com a série, que não tem público-alvo. É apenas lido por todos. É muito bom!


Eu admito, eu já tive um diário - sempre lido pelo meu irmão. E eu vejo que eu também era uma banana. Quem nunca fez isso? Vamos lá, me contem suas experiências.
E não esqueçam de conferir o site e as novidades!

Aviso rápido: Como eu mudei o Lay, pelo menos no meu pc, eu não acesso o link do site. Então pra visitá-lo é só clicar no banner na widget 'Quinzena do livro.' E, sério, o site é muito legal! *-*

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

9 comentários

Write comentários
isabela
AUTHOR
24 de abril de 2010 13:15 delete

estou querendo comprar ele há tempos, na verdade, estou com uma lista enorme de livros, mas o governo não libera a verba. preciso de um emprego, haha

Reply
avatar
Nayá's. xD
AUTHOR
24 de abril de 2010 19:29 delete

Hey, 'o governo não libera a verba' é meu! YAGSYAGSYAGS
Eu me viro aqui, peço de um lado, faço um bico do outro.. vale a pena. ;D

Reply
avatar
Drik's
AUTHOR
25 de abril de 2010 12:59 delete

deve seer bom -m Mas aidna tenho qe comprar o "Confie em Mim", a série da Nora e mais um qe voc psotou aqui -m E aidna rpeciso acabar "As Cronicas de Nárnia", ou seja, vai pra lista! o/

Reply
avatar
Joao Alfredo
AUTHOR
11 de maio de 2010 17:19 delete

Oi meu nome é joão alfredo e ainda nao li o diario de um banana 3 e peço que coloque informaçoes sobre ele.
por favor poste comentarios.

Reply
avatar
Nayá's. xD
AUTHOR
11 de maio de 2010 18:50 delete

Oi, João.
Eu também ainda não li, mas eu vou procurar e posto aqui, ok?

Reply
avatar
Doduo101
AUTHOR
25 de setembro de 2010 12:49 delete

Pessoal, aqui esta a descrição do terceiro livro :

A verdade é - Greg Heffley nunca deixará de ser um banana. Mas alguém precisa explicar isso ao pai dele, porque Frank Heffley ainda acredita que conseguirá 'endurecer' o filho. Claro que Greg consegue esquivar-se facilmente aos esforços do pai para mudar. Mas, quando o pai ameaça enviá-lo para uma escola militar, Greg percebe que tem de se tornar duro ou não terá salvação.

Reply
avatar
rio
AUTHOR
28 de outubro de 2011 16:21 delete

adoooooro diário de um banana!!!!
gostaria de saber se existe o 6, os outros já li!!!!!
2- Rodrick é o cara
3- Ultima gota
4- Dias de cão
5- A verdade nua e crua

Reply
avatar
Lívia
AUTHOR
19 de outubro de 2015 20:15 delete

Eu amo, tem sim os outros twnho até o 9 ( 1 à 9 e o faca vc mesmo ) 😉😊

Reply
avatar
Lívia
AUTHOR
19 de outubro de 2015 20:17 delete

Gente, bom eatou fazendo um trabalho da escola e queria muito q me ajudasem ,preciso de saber o nome da mae e do pai de Jeff Kinney ,autor da série do diario de um banana ,já pesquisei e não encontrei ,se aouberem por favor me falem .Desde já obrigado! 👋👍

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!