Aura Negra - Richelle Mead
Assim que eu terminei de ler O Beijo das Sombras, comecei logo o segundo volume de Academia de Vampiros. Não sei explicar o que tem de tão excepcional nessa série que não me permitiu ler outra coisa e me afastar um pouco da Escola São Vladmir como eu queria, mas sei que eu não me prendo a uma série assim desde que eu li Jogos Vorazes.
~Esse texto contêm spoiler do livro 1~
Tudo estaria relativamente normal se uma série de ataques não estivessem acontecendo contra os Moroi. Os Strigoi estão atacando em grupos grandes, o que é incomum e incrivelmente perigoso. Eles parecem ter um objetivo claro, e estão tendo ajuda para conseguir realizá-lo. Para manterem-se seguros e encontrarem-se com seus familiares, todos da escola vão passar o feriado de Natal em uma estação de ski da realeza.
As coisas passam a ficar mais complicadas para Rose porque, além de um choque de realidade que ela tem por causa dessa situação de risco que seu mundo está vivenciando, ela precisa lidar com a mãe e todo o sentimento de abandono e raiva que ela nutre por ela - e sua mãe chamar a atenção de todos por ser uma das mais famosas guardiãs não ajuda as coisas. Ela também tem que lidar com o fato de seu relacionamento com Lissa ter mudado e ainda tem de aceitar que seu relacionamento com Dimitri pode ser inapropriado, mas que isso não o impede de ter algo com outra pessoa. Tudo isso para digerir enquanto tenta não se meter em confusão, porque, é claro, é só o que ela atrai.
A propósito, meu nome é Rose Hathaway. Eu tenho dezessete anos, estou treinando para proteger e matar vampiros, sou apaixonada por um cara totalmente inadequado, e a minha melhor amiga possui estranhos poderes mágicos que podem levá-la à loucura.Nesse segundo volume, nós temos uma Rose que tem de aguentar muita coisa de uma vez. Ela precisa aprender muito sobre a vida e sobre ela mesma em um espaço muito curto de tempo; precisa entender muito mais do que ela acha que é capaz. Vemos uma Rose mais humana e cheia de sentimentos que não estavam tão presentes no primeiro livro. Raiva, ciúmes, frustração, tristeza, solidão, tudo isso vem à tona. Vemos seu lado adolescente e inseguro sendo vencidos por uma força gigantesca que ela possui dentro dela que a permite continuar seguindo em frente e enfrentando cara a cara as complicações apresentadas a ela sem tornar tudo chato de acompanhar.
Mas, espere aÃ, ninguém disse que a vida é fácil para uma aluna do ensino médio. p.10
O amor existe ou não existe. Se não existe, você precisa ser capaz de admitir isso. Se existe, você precisa fazer tudo o que puder para proteger quem você ama. p.214
Como já falei, não sei o que tem de tão extraordinário nessa série para ela ter me conquistado tanto em tão pouco tempo. O enredo muito bom, a narrativa fluida, o amor proibido entre ela e Dimitri... tudo isso contribuiu muito, mas, talvez, o aspecto que mais me conquistou na estória seja a Rose e sua incrÃvel capacidade de continuar seguindo em frente e aprendendo e mudando com tudo o que acontece com ela. Continuarei com a série, sem dúvidas, e continuo recomendando.