Estilhaça-me - Tahereh Mafi

02:23:00 13 Comments A+ a-

Estilhaça-me era um livro pelo qual estava ansiosa para ler, e assim que o livro chegou me permiti largar tudo o que estava fazendo para começar a leitura. Eu não tinha ideia do que a estória tratava, nunca havia lido uma resenha sequer, muito menos a sinopse. Mas a expectativa era grande.

Juliette é a protagonista, e ela não pode tocar em ninguém. Seu toque é letal. A vida de quem toca em seu corpo é, de alguma forma, sugada para ela. Por causa disso ela cresceu com a certeza de ser um monstro enquanto mudava de cidade em cidade até ser mandada para um manicômio pelos próprios pais - onde a estória começa.

Em um dia que deveria ser igual a todos os outros é anunciado que Juliette terá um companheiro de cela/quarto. Depois de muitas suposições, ela descobre que seu novo 'colega de quarto' é Adam, o garoto pelo qual ela ia para a escola todos os dias antes de o acidente que provocou sua prisão acontecer.

Nem tudo é o que aparenta ser em um mundo onde a democracia foi derrubada. O poder se concentra no Restabelecimento, a ordem é descartar a todos os que não servirem para dar lucro à elite e eliminar qualquer possibilidade de rebeldia. E eles querem Juliette, que pode vir a ser uma arma poderosa para manter o medo entre os civis.

Juliette terá duas opções, aceitar se tornar uma arma contra o povo ou lutar para escapar das mãos do governo. Em um lugar onde não se sabe em quem confiar, serão os anos de humilhação e abandono suficientes para que ela se torne a arma mais letal de todas?

Fiquei muito animada logo no começo da leitura, deixei de fazer várias coisas que eu deveria para ler e saber o que iria acontecer em seguida. A narrativa é fantástica, a forma como a protagonista expressa seus sentimentos em relação a si mesma e ao mundo em que vive é maravilhosa, e o Adam é o cara que qualquer mulher quer para si. Infelizmente, este livro foi uma decepção para mim. Tirando o fato de que vez por outra eu me lembrava de alguns aspectos de Jogos Vorazes, e até de uma ou outra cena lida em Feios, houveram pontos que eu não deixei escapar:

O primeiro foi que achei que a Juliette muda rápido demais. A narrativa dela era uma e, de repente, a coisa muda. Não gostei disso. E depois teve o final. Para não soltar nenhum spoiler, direi apenas que achei que a autora apressou demais algo que eu já imaginava que fosse acontecer e que poderia ter deixado para o próximo livro, já que esse é o primeiro de uma série.

[Spoiler]E eu posso estar sendo preconceituosa com o que a escritora criou a respeito do dom/maldição da Juliette, mas eu realmente virei a última página rindo por ter me lembrado de um desenho animado/filme/novela/série de TV.[/Spoiler] Apesar da decepção que foi esse livro para mim, ainda quero saber o que acontece a seguir. Talvez a estória volte a me conquistar. Talvez você goste mais do livro que eu.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

13 comentários

Write comentários
Caline
AUTHOR
2 de abril de 2012 às 17:59 delete

Sério que você não gostou do livro??? Nossa agora eu tô com medo, rs.

Tô co tantas expectativas com relação a ele, não quero me decepcionar. Tomara que eu não tenha esses mesmo pensamentos e ideias que você teve.
Tomara que minhas expectativas sejam superada e que eu me apaixone pelo livro, mas sinceramente acho que isso não vai acontecer, rs.

O bom é que agora não vou mais começar a leitura com tantas expectativas, talvez assim ele possa me agradar mais do que agradou você.

Xero, Caline
Mundo de Papel

Reply
avatar
WilLDuarte
AUTHOR
12 de abril de 2012 às 18:00 delete

Nayá, a sua é a primeira resenha que leio que não falar super bem do livro e tudo mais. As outras só falavam que o livro é perfeito, e esse tipo de coisa, sem apontar nenhum ponto negativo, que como você provou existe alguns. Então parabéns pela resenha, realmente ótima.
Você conseguiu destacar os pontos positivos e alguns negativos.
De qualquer forma estou bem animado para ler Estilhaça-me. Mas acredito que ainda vá demorar um pouco.

Reply
avatar
Leticia
AUTHOR
14 de abril de 2012 às 17:21 delete

quero tanto ler! 
pena q vc n gostou tanto, esse livro desperta opiniões bem diferentes nas pessoas: umas amam, outras não gostam mas continuo curiosa hahah

Reply
avatar
Fellipe ramos
AUTHOR
15 de abril de 2012 às 21:02 delete

Estou muito curioso para ler esse livro, mas agora fiquei um pouco receoso, é a segunda resenha que leio e que critica o final, mas tomara que eu goste rs

Reply
avatar
Marina Ofugi
AUTHOR
17 de abril de 2012 às 00:30 delete

Esse poder da menina parece uma coisa meio paranormal! 

Estou curiosa pra ler :)

Reply
avatar
Cecília Araujo
AUTHOR
18 de abril de 2012 às 21:05 delete

A história parece ser boa, mesmo você dizendo que não é. 
Eu gostei da capa, ela fica me convidando pra ler o livro. Eu vi o book trailer e achei bem legal.
Nayá, você escreve super bem! *--* 

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
18 de abril de 2012 às 22:01 delete

Obrigada. =D

Muita gente gostou, vai que você gosta também?

Reply
avatar
Driely Meira
AUTHOR
19 de abril de 2012 às 18:06 delete

Da primeira vez que vi a capa desse livro já queria comprar..depois fui lendo resenhas e me interessei ainda mais...
achei meio triste o fato da garota não poder tocar nas pessoas e viver isoladas...
adorei a resenha..

Reply
avatar
Érika Santos
AUTHOR
20 de abril de 2012 às 22:44 delete

Não acredito que você não gostou tanto assim?
ele me deixou muito curiosa só de ler a sinopse..
simplesmente louca para ler ele, ta sendo muito comentado e aclamado..quero-o muito! rs
bjokas

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
20 de abril de 2012 às 23:50 delete

Pois acredite!
Mas muita gente amou o livro, vai que você não goste também? =)
Beijos, e obrigada pelo comentário!

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
20 de abril de 2012 às 23:50 delete

Obrigada =)

Reply
avatar
Bruno Verissimo
AUTHOR
26 de abril de 2012 às 00:28 delete

Já há um tempo que tinha ouvido falar sobre, mas sei lá, o título não me chamou muito a atenção sabe, mas pela sinopse e agora pela resenha, fiquei animado, ja quero ler.

PASSADO QUE EU NÃO SEGUIA TEU BLOG =O
agora sigo amor.. beijos!

Reply
avatar
Lorraine
AUTHOR
4 de maio de 2012 às 19:57 delete

Eu tô muito louca pra ler esse livro. Primeiro, foi essa capa que me encantou. Apesar de mostrar rosto - e eu prefiro quando cortam a imagem - achei super legal. O título também me chamou a atenção, mas quando li a sinopse, pensei "PRECISO desse livro!". Claro que ele tá na minha wish list *-* Mesmo que a maoria das resenhas que eu li diz que o livro é bom, mas não isso tudo, ainda quero muito ler!

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!