Estilhaça-me - Tahereh Mafi

02:23:00 13 Comments A+ a-

Estilhaça-me era um livro pelo qual estava ansiosa para ler, e assim que o livro chegou me permiti largar tudo o que estava fazendo para começar a leitura. Eu não tinha ideia do que a estória tratava, nunca havia lido uma resenha sequer, muito menos a sinopse. Mas a expectativa era grande.

Juliette é a protagonista, e ela não pode tocar em ninguém. Seu toque é letal. A vida de quem toca em seu corpo é, de alguma forma, sugada para ela. Por causa disso ela cresceu com a certeza de ser um monstro enquanto mudava de cidade em cidade até ser mandada para um manicômio pelos próprios pais - onde a estória começa.

Em um dia que deveria ser igual a todos os outros é anunciado que Juliette terá um companheiro de cela/quarto. Depois de muitas suposições, ela descobre que seu novo 'colega de quarto' é Adam, o garoto pelo qual ela ia para a escola todos os dias antes de o acidente que provocou sua prisão acontecer.

Nem tudo é o que aparenta ser em um mundo onde a democracia foi derrubada. O poder se concentra no Restabelecimento, a ordem é descartar a todos os que não servirem para dar lucro à elite e eliminar qualquer possibilidade de rebeldia. E eles querem Juliette, que pode vir a ser uma arma poderosa para manter o medo entre os civis.

Juliette terá duas opções, aceitar se tornar uma arma contra o povo ou lutar para escapar das mãos do governo. Em um lugar onde não se sabe em quem confiar, serão os anos de humilhação e abandono suficientes para que ela se torne a arma mais letal de todas?

Fiquei muito animada logo no começo da leitura, deixei de fazer várias coisas que eu deveria para ler e saber o que iria acontecer em seguida. A narrativa é fantástica, a forma como a protagonista expressa seus sentimentos em relação a si mesma e ao mundo em que vive é maravilhosa, e o Adam é o cara que qualquer mulher quer para si. Infelizmente, este livro foi uma decepção para mim. Tirando o fato de que vez por outra eu me lembrava de alguns aspectos de Jogos Vorazes, e até de uma ou outra cena lida em Feios, houveram pontos que eu não deixei escapar:

O primeiro foi que achei que a Juliette muda rápido demais. A narrativa dela era uma e, de repente, a coisa muda. Não gostei disso. E depois teve o final. Para não soltar nenhum spoiler, direi apenas que achei que a autora apressou demais algo que eu já imaginava que fosse acontecer e que poderia ter deixado para o próximo livro, já que esse é o primeiro de uma série.

[Spoiler]E eu posso estar sendo preconceituosa com o que a escritora criou a respeito do dom/maldição da Juliette, mas eu realmente virei a última página rindo por ter me lembrado de um desenho animado/filme/novela/série de TV.[/Spoiler] Apesar da decepção que foi esse livro para mim, ainda quero saber o que acontece a seguir. Talvez a estória volte a me conquistar. Talvez você goste mais do livro que eu.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.