O Preço de Uma Lição - Federico Devito e Rogério Mendonça

13:15:00 3 Comments A+ a-

Talvez vocês, como eu, ao saber que um livro foi lançado ‘pelo colírio da Capricho’ pensaram: hm... não deve ser lá grande coisa. Apesar de a capa ser a coisa mais linda, e a sinopse até parecer promissora, eu não dava muita coisa por ele.

Mas aí eu recebi o livro da Editora Novo Conceito para fazer a resenha e fiquei curiosa. Como estava em período de finais, estava muito estressada. Tão estressada que não conseguia começar um livro e terminá-lo – nessa brincadeira eu comecei a ler quatro. Sim, quatro. E surpreendentemente O Preço de uma lição foi o único que eu não abusei da estória.

No livro o personagem principal narra sua vida desde quando pequeno, ainda na escolinha, até o momento em que sua vida muda. Conta como conheceu seus melhores amigos, como foram suas experiências no quesito amoroso e como não se envolvia com nenhum de seus 'casos'. Quando seus amigos de infância, todos os três, se mudam para o exterior e o deixam sozinho ele fica muito irritado, mas leva sua vida adiante...

Ele mora em São Paulo, e quando vai à um churrasco em Mogi, já aos 20 anos e acompanhado de uma ficante, ele se apaixona à primeira vista por Juliana, que tinha apenas 15 anos. Apesar da diferença de idade ele faz de tudo para conseguir ficar com a menina, para fazer com que o relacionamento dê certo. E com ela ele descobre como é amar de verdade.

Com dois anos de um relacionamento 'perfeito', já se formando, trabalhando, bem de vida, o namoro começa a se desestabilizar. Em uma época de ânimos à flor da pele, ele passa a demandar mais atenção da namorada do que ela podia dar. E ele sabia que isso era infantilidade, porque ela estava vivendo para estudar para passar numa universidade. Em uma discussão, eles terminam. E ela não quer dar o braço a torcer de jeito nenhum, e ainda acaba se mudando para Curitiba com a mãe.

Ele fica arrasado, seu rendimento cai, nada parece dar certo. Até que ele, recém formado, recebe uma oportunidade de emprego excepcional em uma empresa grande... em Curitiba. E ele precisa se decidir se vai ou não. E se for, será que ele vai tentar se entender com Juliana?


Eu diria que O Preço de Uma Lição é um chick-lit cujo personagem principal é masculino. Não consigo pensar no livro encaixado em outro gênero; é cheia de altos e baixos e muitas burradas são feitas. Mas é isso o que os jovens fazem, não?

Como a história é narrada em primeira pessoa, não se tem um nome para esse menino que conta a estória, e tem uns diálogos que o menino tem com suas ex-bem-psicóticas que me tiraram do sério por serem longos demais. Não sei se achei chato por serem compridos demais, porque achei repetitivo ou porque eu realmente não estava com muita paciência. De qualquer forma, achei que esse menino tem a paciência de um monge, porque eu teria mandado essas meninas pra... bem, eu não teria sido paciente.

Ainda assim, é um livro bacana. Eu me surpreendi com ele, realmente. Houveram horas em que eu precisava largar o livro e não conseguia. Outras que eu nem aguentava olhar para ele, e cogitei até deixar esse de lado e começar um outro. Talvez você goste mais ou menos do que eu, mas ainda assim é uma leitura a ser tentada.

P.S.: É sério, apesar de eu ter lido este livro com o mínimo de ânimo e de expectativas, esse foi o único que eu consegui terminar. Não consigo falar mal dele, como sei que muita gente fez/fará, mesmo achando que o final poderia ter sido melhor. Acho que você deve tentar, se houver interesse. Depois me conte! =)

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

3 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
22 de dezembro de 2011 às 14:07 delete

Gostei da sua resenha, já viu tanta gente falando desse livro kk, mas imagino que irei gostar por ser um livro jovem, vou ler ele.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Reply
avatar
22 de dezembro de 2011 às 14:54 delete

Eu não sei. Muitas pessoas não gostaram desse livro e eu fico na dúvida. Mas vou ler, com certeza.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Reply
avatar
Caline
AUTHOR
25 de dezembro de 2011 às 00:19 delete

Serio que esse livro eh assim tão legal?? Nao dava nadinha por ele e tudo isso por causa de quem estava escrevendo eh claro. Mas já vi que tenho que deixar os pre-conceitos de lado e aprender a dar espaço para autores novos em todos os sentidos.

P.S: que bom que você gostou do post do blog, deu um trabalhinho achar os twetts mas valeu muito a pena, adorei fazer e a trilha sonora ajudou bastante.

Xero, Caline
Mundo de Papel

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!