A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
"Sempre fizera meu melhor para não revelar nada sobre mim mesma para minha famÃlia, até mesmo para Riley. Apesar de ele ser meu cúmplice nas reuniões de famÃlia, não era meu melhor amigo, era irmão e havia coisas que os irmãos não precisam ou não querem saber." p.64
Quando peguei esse livro para ler, esperava uma leitura leve e uma estória cativante, sendo Cecelia Ahern a autora de PS Eu Te Amo. Eu não sabia o que esperar do livro por causa da minha mania de evitar ler sinopses, mas sabia que o livro tinha tudo para me conquistar. E isso ele o fez muito rápido.
Lucy é uma personagem tão... normal! E isso foi o que mais me prendeu na estória, porque não cansava de me colocar no lugar dela. De pensar que, apesar de insano o que ela estava fazendo no momento, eu não acreditava que faria algumas coisas diferentes no lugar dela. Passei toda a leitura sentindo um misto de indignação e compreensão. Ela estava perdida, só não sabia disso ainda. E quando percebe, não sabe o que fazer. Para que direção seguir? O que fazer agora? Quem nunca passou por isso?
Quando sua vida entra na estória, vemos o quanto Lucy está em estado de negação. O quanto ela está anestesiada, vivendo de maneira segura, sem sentir nada. À medida em que o leitor passa a conhecer a personagem, é notável o quão indiferente à tudo ela está. Ela não se permite sentir, porque vai doer. E ficar indiferente era o que a ajudava a seguir em frente. Mas agora sua vida estava lá para mostrá-la que aquela não era a forma correta de viver.
- O problema, Lucy, nunca foi sua capacidade de colocar outras pessoas em primeiro lugar, e sim sua total incapacidade de se colocar em primeiro lugar. Mas por mais que você tente pintar este momento como um ato altruÃsta de bondade, não vou deixar! Você não foi lá para defender Quentin, você foi lá para desistir de novo e eu não duvido que tenha inventado essa coisa toda apenas para ir até Blake antes.
- Mas eu o amo - disse fracamente.
- Você o ama. Será que o seu recém-descoberto amor não correspondido paga as contas? p.245
Sua vida era um homem, aliás, designado para ela pela associação Vida para guiá-la de volta aos trilhos. Ele passa a ficar em tempo integral com ela, invadindo todos os espaços em que ela passou anos sem permitir que entrassem e tendo de ajudá-la a consertar cada burrada que tendia a fazer.
"Imaginei-o, então, como uma espécie de cientista e o escritório dele, como seu laboratório, onde passara os dias antes de eu conhecê-lo, e continuaria a passar o resto de meus dias me analisando, me experimentando com filosofias e teorias sobre como tudo saiu do jeito que saÃra porque cometi erros, porque tomei boas decisões, porque consegui e porque titubeei. Minha vida, o trabalho de sua vida." p.329Lucy é encaminhada a esse programa por ter se fechado para o mundo depois de
Eu amei esse livro. Foi o primeiro que terminei no ano e com certeza está na lista dos melhores. Cada personagem tem a sua peculiaridade, e por mais rápidas que fossem suas aparições se tinha uma boa descrição de cada um. Adorei a vida de Lucy e seu papel, mostrando que estava lá e que precisava de atenção, gritando para ser ouvida e para mostrar o que estava errado. Amei como a mãe dela muda durante a leitura e adorei, principalmente, a adorável surpresa que o universo faz para Lucy ao botar em sua vida Don Lockwood.
A Vez da Minha Vida é um livro que vai te fazer sorrir, gargalhar até; vai te fazer refletir e tentar prestar mais atenção à sua própria vida. Vai te fazer se perguntar o que você está ignorando, e quando descobrir vai querer saber como pode melhorar isso. Esse livro vai te divertir ao mesmo tempo, e pode até mudar a forma como você vê as coisas. Eu recomendo!