Bem Mais Perto - Susane Colasanti

13:31:00 20 Comments A+ a-

Mais adolescentes no ensino médio. Mais uma menina invisível que se apaixona por um lindo e popular atleta da escola - o qual não faz ideia que é a paixão platônica de alguém. Foi procurando algo leve e fofo para ler que escolhi Bem Mais Perto como o próximo da fila.

Brooke é apaixonada por Scott há dois anos e acredita que os dois pertencem um ao outro. Ao conseguir, finalmente, conversar com ele antes das férias de verão, descobre que ele estava de mudança para Nova York. Não se conformando com a peça que o destino estava pregando nela, Brooke decide sair de Nova Jersey e ir atrás de Scott indo morar com seu pai - com quem não falava ou se encontrava há seis anos.

De repente, aparece uma rodovia e, depois, o rio Hudson. Muitas vezes fiquei parada à minha janela, do outro lado desse rio, olhando para a linha do horizonte como se ela tivesse infinitas possibilidades de uma vida melhor, desejando estar deste lado das coisas. E agora aqui estou. Cheguei ao outro lado. E tudo por causa de Scott Abrams. Ele me deu um motivo para deixar meu mundo inteiro para trás. p.32

Ao chegar lá, tudo parece estar as mil maravilhas até que a protagonista se depara com as várias questões não resolvidas com seu pai e com os vários fatores que ela não havia considerado. De repente ela sente falta de coisas que ela nunca achava que fosse sentir; de repente as coisas mudam e ela chega até a pensar que sua atitude foi precipitada. 

Brooke tem um talento extraordinário para fazer origamis, e tem facilidade em todas as matérias do colégio, chegando até a ser monitora, mas nunca tira notas boas simplesmente por não querer chamar a atenção. Ela não quer ser notada, não quer corresponder a expectativas e não tem ideia do que fazer a seguir. Ela tem que se adaptar a sua nova vida na cidade que nunca dorme, e entra em uma jornada de auto conhecimento enquanto faz novos amigos e descobre como fazer as coisas acontecerem.
- É impressionante o que você vê quando olha para cima - diz ele. - Sempre olhe para cima!
-"Sempre olhe para cima!". Adoro isso. p. 91
Bem Mais Perto, com a premissa de ser mais um cliché, apresenta algo melhor que mais um romance adolescente. Mostra bem como os jovens que estão perdidos com relação ao futuro se sentem ao ter que decidirem qual será o próximo passo depois de concluírem a escola. Mostra como o simples pensamento de decidirem o que fazer 'pelo resto da vida' pode ser assustador, e como chegam a se esconderem por medo de acabarem ficando nos holofotes, por medo de cobranças, por medo de serem desapontados e de não dar conta das expectativas.

O livro também mostra como a separação dos pais é doloroso para um filho, principalmente quando não foi um processo nada amigável e nem esclarecido. Brooke não tem uma relação nada fácil com sua mãe, que no intuito de motivá-la, acaba fazendo sempre o contrário, e que mudou completamente depois da separação com o marido. A protagonista tem dificuldade em permitir que pessoas entrem em sua vida, em seu mundo.
As pessoas destroem sua confiança e depois partem.
Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto acha que os conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá.
Ou talvez, algum dia, você conheça a verdade que elas escondem e vai concluir que era melhor nunca ter descoberto. p.47
Essa estória me cativou. Me levou de volta aos tempos de ensino médio, quando eu não fazia ideia do que queria fazer, e me fez refletir sobre as escolhas que fiz. Os pensamentos de Brooke são tão reais, alguns deles já chegaram a ser meus. Gostei de como ela encara as consequências da decisão que tomou de frente, e segue firme seja o que for. Claro que, como sendo Scott o motivo que a levou mudar de vida, cheguei a me irritar com os vários 'nós pertencemos um ao outro' que ela falou ou pensou durante a narrativa, mas isso não foi o suficiente para tornar a estória ruim ou me desanimar com ela. 
- Não acredito que veio aqui atrás de Scott. Você correu um grande risco. Você é tão mais corajosa que eu!
- Não, não sou. Apenas nunca deixei de acreditar no meu querer, que ele podia virar realidade.

Este sonho se concretizou. A possibilidade de que outros também se realizem faz com que eu queira transformar em realidade todo o potencial presente na minha vida. p.158
Se eu amei e acho que deveriam ler? Com certeza! O livro será lançado pela Novo Conceito em 27 de julho.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

20 comentários

Write comentários
19 de julho de 2012 às 16:14 delete

Parece ser uma gracinha de livro. É o meu próximo na lista de leitura mas não sei quando poderei lê-lo pois com o meu livro atual a leitura não está progredindo :(


Que tal dar uma passadinha no meu blog?
Beijinhos,Thais Priscillahttp://thaypriscilla.blogspot.com

Reply
avatar
19 de julho de 2012 às 20:36 delete

"O livro será lançado..."
É só pra se amostrar porque vc pode ler antes dos pobres mortais? u.u
asuashauaushashu
Já quero *-*
E teu blog tá/é lindo e tuas postagens/resenhas SEMPRE ótimas. Meu orgulho *-* asuhauusa

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
19 de julho de 2012 às 20:40 delete

Fazer o quê, não é? AUSHAUSHAUSH
Normalmente eu só recebo os livros depois de lançados, fazer o que se os correios foram bonzinhos comigo? :P


Obrigada, Manda! *-* ♥

Reply
avatar
Marcela Oliveira
AUTHOR
21 de julho de 2012 às 14:54 delete

Nahhhhhhh... tô super curiosa sobre esse livro. já ouvi falar mto bem dele e vc deu nota 5, sinal q deve ser bão. é mais um na enorme lista do vou ler do skoob. xero, xero! ^^

Reply
avatar
Vanessa Hellmann
AUTHOR
21 de julho de 2012 às 18:53 delete

Adorei a resenha!
Eu também passei por algo parecido... Depois que me formei, também fiquei com medo do meu futuro...
O livro parece ser super interessante. Estou louca para lê-lo.
Abraços.

Reply
avatar
21 de julho de 2012 às 20:51 delete

Não é o tipo de livro que me mato para ler, falta o sobrenatural para tanto, + eu amo tanto ler que acabo me envolvendo com relatos de vida sem me dar conta...e vc disse que no caso vale a pena neh...


Miquilisss

Reply
avatar
Caroline L.
AUTHOR
21 de julho de 2012 às 21:31 delete

Lindo o livro, a história parece ser linda demais.

Reply
avatar
Brenda Natália
AUTHOR
22 de julho de 2012 às 18:27 delete

É muito interessante a estória parece que cativa mesmo, do começo ao fim. Eu sei é mais um drama adolescente mas faz vc pensar no seu passado e escolhas.

Reply
avatar
Virginia de Oliveira
AUTHOR
23 de julho de 2012 às 12:11 delete

Gosto de ler esse tipo de livro, quero ler esse livro e ver se consigo me identificar com algum dos personagens e com a situação que estão enfrentando.

Reply
avatar
23 de julho de 2012 às 17:05 delete

Adoro histórias assim: romance adolescente, problemas familiares...achei um pouco parecido com "A última música", de Nicholas Sparks, onde a protagonista tbm não se relacionava bem com o pai.
Me identifiquei bastante com a personagem, embora eu ache que jamais teria coragem de ir atrás de um amor platônico, como ela foi.
Amei a resenha e espero ler logo!!!

Reply
avatar
Caroline Garcia
AUTHOR
23 de julho de 2012 às 21:36 delete

A capa é demais de linda, rs ! Já me apaixonei por ele só por isso.
Adorei sua resenha, a história do livro parece ser ótima.
Uma leitura bastante interessante.
Estou super curiosa para ler ele.
Beijos
Caroline Garcia

Reply
avatar
Na_Paiva
AUTHOR
23 de julho de 2012 às 23:04 delete

Oi, Marília!
O livro lembra A Última Música em alguns aspectos, de fato. Mas tudo nele é bem mais leve, é bem mais doce. Eu me acabei de chorar com o livro do Nicholas, esse é bem mais 'gracinha'. Amo ambos.. <3

Reply
avatar
24 de julho de 2012 às 12:56 delete

Pelo jeito que você começou a resenha eu logo pensei: ai não, lá vem uma decepção. kkkk Mas não, né? O pessoal que já leu está dando 4 estrelinhas e no seu caso foi 5, o que é ótimo! Acho que vou ter uma boa identificação com a protagonista, já que apesar de ter saído da adolescência há um tempo, eu continuo perdida >_<
Enfim, se é uma leitura leve, eu sempre acabo gostando! Mal posso esperar pra ler Bem mais perto! ^-~

Reply
avatar
24 de julho de 2012 às 15:27 delete

Adoro esse livros passados no ensino médio kkk
Parece ser uma estória bem legal, adorei o nome da protagonista e já me identifiquei com a Brooke pelo fato de também fazer origamis ;D #adoro
Adorei os quotes, parece ser um livro muito bom! Capa super fofa ^.^


Beijos!

Reply
avatar
25 de julho de 2012 às 18:18 delete

Com certeza que quero ler. Depois dessa resenha deu pra ver que o livro é bom mesmo e eu já amo a NC, então nem preciso de mais incentivo. Adorei a história!

Reply
avatar
Caline
AUTHOR
27 de julho de 2012 às 10:15 delete

Esse livro parece ser daqueles bem gostosinho de ler, perfeito para minha ressaca literária. Só preciso me animar pra ler por que ando bem desanimada.

Beijos
Caline - Mundo de Papel

Reply
avatar
Larissa Couto
AUTHOR
31 de julho de 2012 às 23:52 delete

Esse é o tipo de livro que estou precisando ler!
Depois de tantas narrativas complexas,algo leve é muito bom.
Amei a resenha,me fez querer começar a ler agora! kkkkkkkk =P
Com certeza já entrou pra lista dos próximos livros que lerei.
Bjs! xD

Reply
avatar
Gabi Arthur
AUTHOR
1 de agosto de 2012 às 11:20 delete

Quando li a sinopse a primeira coisa que eu pensei foi: quem em sã consciência largaria tudo para ir iria atras de um menino, sendo que falou com uma vez na vida, pelo que li na resenha rs Mas mesmo assim me interessei pelo livro, e depois de ler a resenha me interessei mais ainda por que o livro aborda a separação dos pais (fato que vivo diariamente hehe). Adorei a resenha!

Reply
avatar
Maria Paula
AUTHOR
1 de agosto de 2012 às 22:21 delete

Adorei sua resenha, não tinha noção de que era tão interessante o enredo. Quero ler logo pra saber como as coisas se resolvem para Brooke, estou na torcida para que tenha dado tudo certo.

Reply
avatar
Paula C.
AUTHOR
6 de agosto de 2012 às 13:11 delete

Fiquei louca pra ler! Deve ser uma história linda! Gostei muito desse enredo dela ter que enfrentar uma situação pra ir atrás do seu amor...

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!