Coração de Tinta - Cornelia Funke

21:51:00 2 Comments A+ a-

Conheci a estória de Coração de Tinta por acaso, quando procurava por um filme bom para assistir. Sendo fã dos filmes que o Brendan Fraser faz, me apaixonei pela estória logo de cara. Quando soube que o filme era adaptação, fiquei enlouquecida para ler o livro, mas demorei anos para finalmente realizar esse desejo.


Título: Coração de Tinta (Mundo de Tinta #1)
Autor: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras
ISBN: 8535907726
Nº de Páginas: 456
Links: SkoobCulturaSaraiva


Em Coração de Tinta nós conhecemos a vida de Mo e sua filhinha Meggie. Mo é uma espécie de doutor dos livros, e sua paixão por eles foi herdada por Meggie. Na casa deles tem tantos livros, empilhados por todos os lugares, que não é difícil alguém tropeçar ou bater com o dedinho do pé em algum dos montes - eles sempre estão acompanhados de uma boa estória. Mas Mo nunca lia em voz alta, nem para a sua filha.

Certo dia um visitante que não parecia pertencer a esse mundo, com uma cicatriz enorme no rosto e dono de um nome peculiar, chega até eles. Dedo Empoeirado estava à procura de Mo, e estranhamente o chamava de Língua Encantada. Era óbvio que o pai de Meggie escondia algo dela. Sem saber que ela escutava a conversa, ela descobriu que seu pai estava sendo procurado por um tal de Capricórnio e seus homens. Eles queriam um livro que estava com ele, e queriam que ele lesse para eles.


Depois disso, antes de amanhecer, Mo pegou sua filha para que partissem para longe, deixando tudo para trás - inclusive Dedo Empoeirado -  e assim fazer com que não conseguissem mais os encontrar, mas o tiro acabou saindo pela culatra e Dedo Empoeirado acabou indo com eles para a casa da tia-avó de Meggie, Elinor, na Itália. Elinor conseguia ser mais maníaca por livros do que Mo e Meggie, tendo em todos os lugares de sua casa estantes repletas de títulos. Ninguém poderia achá-los alí, nem mesmo Capricórnio - isso é o que Mo esperava.

Só que Capricórnio os encontrou, e seus homens sequestraram Mo e o livro. E Meggie não estava disposta a ficar sem seu pai, muito menos continuar a ficar de fora do que estava acontecendo. Quem era Capricórnio? Qual era o passado de Dedo Empoeirado, o que ele tinha a ver com seu pai, e por que o pai dela estava sendo chamado de Língua Encantada? No final, como a mãe de Meggie estava envolvida nessa estória toda, se ela tinha ido embora há muito tempo atrás?
Ela (Elinor) tinha razão. O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados. (p. 368)
A leitura é gostosa e rapidamente o leitor se vê envolvido na aventura dos protagonistas. A estória de Coração de Tinta é apaixonante, nela nos deparamos com vários clássicos - seja no meio da estória, seja no início de cada capítulo, e aprendemos uma lição muito importante: a lutar, mesmo quando a sorte parece estar contra nós. A ter fé e persistir.

Naturalmente as adaptações são um pouco diferente das obras originais, e o fim de Coração de Tinta em filme é um pouco diferente da do livro - o que deu margem para várias perguntas e me deixou bastante curiosa para saber como a estória continua. Ele está mais que recomendado!

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

2 comentários

Write comentários
Lariane
AUTHOR
5 de janeiro de 2012 às 08:56 delete

Naya,

eita o livro parece ser bem bom... Já havia visto algo sobre ele, mas achei que fosse algo mais clássico e tals...e não quis :X

hahahah agora QUERO >D


Beijo,
Lariane - Leituras & Devaneios

Reply
avatar
Caline
AUTHOR
5 de janeiro de 2012 às 11:27 delete

OI Nayá, eu também só decobri que existia o livro enquanto procurava por um filme legal para assistir. Não assisti o filme e não me interessei pelo livro porque achei que fosse chato em sem graça.

Mas agora fiquei curiosa pra ler, parece ser muito legal.

Xero, Caline
Mundo de Papel

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!