Jogos Vorazes - Suzanne Collins

18:28:00 7 Comments A+ a-

Depois de muito, muito tempo escutando todo mundo falar dessa série - e sem ter o mínimo de expectativa ou vontade de ler, principalmente pelo preço -, finalmente consegui emprestado Jogos Vorazes. Já estava na hora de saber o que acontecia em Panem!

Panem foi erguida no lugar onde ficavam os Estados Unidos, que foi destruído em algum tempo no futuro. Mas, ao invés de acontecer como na série Feios, de Scott Westerfeld, que tudo fica avançado e tecnológico, em Panem a coisa não é bem assim. O país foi dividido em 13 distritos e a Capital - apesar de o distrito 13 ter sido destruído quando a Capital tomou o poder. Cada distrito com sua especialidade, como agricultura, pesca, tecnologia. O distrito 12, que é onde conhecemos nossa protagonista, é especializado em mineração.

Katniss cresceu em um distrito sofrido, onde a maioria dos homens ganham a vida da produção de carvão e cada um faz o que dá para sustentar sua família. Depois que seu pai morreu em um desmoronamento nas minas enquanto ela ainda era uma criança, sua mãe entrou em depressão e ela decidiu tomar as rédeas da situação para não morrerem de fome através da caça na floresta que arrodeava seu distrito. Mesmo a caça sendo ilegal, os moradores apreciavam uma carne fresca, e assim ela foi levando.


Com a caça, ela acabou conquistando a amizade de Gale, que se torna parte fundamental de sua rotina. Um ajuda o outro. Um protege a família do outro. Um amigo tão próximo que se tornou parte da família, para ela.

Todo ano acontecem os Jogos Vorazes, o que faz Panem parar. É como um reality show sangrento, onde um casal de cada distrito, chamados de tributos, são escolhidos no dia da colheita e levados à uma arena onde devem sobreviver. Só um sai vivo, e o vencedor terá uma vida de luxo e fama até o fim de seus dias. O tributo escolhido não pode se recusar a ir. É assim que a Capital mostra seu poder sobre as pessoas.

Quem acaba sendo escolhida é a irmã de Katniss, Prim. Mas Katniss não suporta a ideia de sua irmã pequena caminhar direto para a morte, e se voluntaria para pegar o seu lugar. O tributo masculino é Peeta, o filho (tudo de bom nesse mundo!) do padeiro da cidade.

E agora Katniss e Peeta precisam se preparar e fazer de tudo para sobreviverem em uma arena de batalha sangrenta, longe da família, e tendo como mentor o pinguço da cidade, Haymitch. As chances não parecem muito boas, mas quem sabe como tudo pode acontecer?

Que os jogos vorazes comecem!

O livro é MUITO, MUITO BOM! E eis que fala uma pessoa que leu as 400 páginas em dois dias, mesmo cheia de coisas para fazer e estudar. A narrativa é muito boa, a Katniss não tem frescura, o Peeta é a pessoa mais phodástica desse mundo, o Haymitch te surpreende e a cada momento em que você fica na arena junto com os tributos, você passa a se sentir como eles se sentem lá. Não tem como não ficar tenso e curioso para saber o que acontece no próximo capítulo. Simplesmente não tem!

Leia, você não vai se arrepender!

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

7 comentários

Write comentários
Erik" Moraes
AUTHOR
26 de setembro de 2011 às 18:46 delete

Eu li em um dia "O Livro", ele não é comum, e me prendeu de uma forma que nem água eu bebia. Fui me apaixonando pelos personagens a cada passagem de capitulo e hoje agradeço ao meu amigo William Duarte por não ter parado de falar dele à mim, por ter me indicado e por não ter me deixado sem conhecer Os Jogos, uma critica incrível a sociedade que me fez olhar e sentir o mundo, o meu mundo, a minha vida e meu coração de forma diferente.

Reply
avatar
L@r!
AUTHOR
26 de setembro de 2011 às 19:24 delete

Eu simplesmente amei o livro!E também tenho que dar o crédito ao William Duarte,esse amigo que falou tanto deste livro que não tinha como não ler.Recomendo a todos,não irão se arrepender de ler,garanto! #WillInfluenciandoATodos KKKKKKKKKKKKKKK

Reply
avatar
26 de setembro de 2011 às 19:30 delete

Eu gosto muito do jeito que a Suzanne escreve e, com certeza, JV foi um dos melhores livros que li esse ano.

Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Reply
avatar
Livia
AUTHOR
26 de setembro de 2011 às 22:02 delete

E Catching Fire eh ainda MELHOR!!! E Mockingjay estraga tudo... que triste.
Mas mesmo estragando tudo, os dois primeiros sao tao bons que nada se compara!

Reply
avatar
Caline
AUTHOR
27 de setembro de 2011 às 22:32 delete

Oi naya, esse livro eh simplesmente o maximo. Eu amei, amei, amei e nao veto a hora de poder comecar a lee Em chamas. Katniss eh o Maximo, aquela garota me surpreendeu demais, eu achei que ela seria toda chatinha e controladora, mas ela eh forte e corajosa na medida certa. E Peeta????? Ele eh um sonho, fofo demais e muito romantico.

Ja comprei A esperanca (titulo horrivel) e to torcendo pra o submarino nao me dar o cano.

Xero.
Caline - Mundo de Papel

Reply
avatar
27 de setembro de 2011 às 23:22 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
27 de setembro de 2011 às 23:25 delete

Vejo que muitos aqui farão pedestais em minha homenagem já que fui o responsável por ter apresentado Os Jogos Vorazes a Erik, Larissa e a você Nayá. shaushaushuahs'
Enfim, agora falando sobre o livro.
Né? Né?
Suzanne Collins escreve como poucas. Simplesmente não é possível terminar de ler um capitulo de Jogos Vorazes sem querer começar o próximo imediatamente. Seus personagens dispensam comentários. Impossível não se apaixonar por cada um deles, principalmente Katniss, que por o livro ser em primeira pessoa fez com que eu me apegasse muito rapidamente a personagem.
Sem falar do Peeta, sou homem mas PORRA KATNISS! ¬¬'
kkkkkkkkkkkkkkkkkk'
Enfim, a trilogia Jogos Vorazes, em minha humilde opinião, beira a perfeição! Não concordo que Mockingjay estraga tudo como foi comentado, apenas admito que a saga não é perfeita por certos acontecimentos nele.

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!