Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

22:29:00 8 Comments A+ a-

Quem ama de  paixão essa estória levanta a mão! \o/

Quando se pensa em Um Amor Para Recordar é impossível não pensar naquele filme lindo e triste estrelado por Mandy Moore e Shane West - bem, pelo menos é para as pessoas que já assistiram, porque eu descobri que tem gente que ainda não conhece essa estória. Lembro de como era triste não ter este livro disponível aqui quando o Nicholas Sparks estava se tornando tão conhecido entre as pessoas com seus livros sendo publicados - graças aos céus - um atrás do outro pela Editora Novo Conceito. E, para a felicidade geral de todos os fãs do Nick, finalmente podemos ler um de seus romances mais famosos!

Landon Carter conta como sua vida foi mudada à partir do momento em que ele se apaixonou por Jamie Sullivan, a filha do pastor sem graça e toda certinha, que sempre andava com um blusão marrom, cabelo amarrado, sem um grama de maquiagem e com uma bíblia sempre na mão.

Com certeza era a última garota da cidade com quem ele procuraria manter contato, não fazia o tipo dele. E, aparentemente, de nenhum dos garotos de sua escola.

Landon acaba se inscrevendo para a aula de teatro; ele achava que era uma opção bem melhor do que estudar química. Seria moleza se formar. Todos os anos a turma veterana da escola encena uma peça de Natal criada pelo pai de Jamie, o pastor da igreja batista que ele sempre zoou quando criança. A estória da peça é baseada na vida da família de Jamie e, como esperado, ela seria a estrela. Todos esperavam que o espetáculo desse ano fosse especial. Ele tinha que ser especial.

Coincidência ou destino, Landon acaba sem ninguém para o acompanhar para ir ao baile, e a única pessoa que ele sabia que também estava desacompanhada era Jamie - que acaba aceitando com uma condição: que ele não se apaixonasse por ela. Seria moleza, ele pensou.

Depois disso, e de ele acabar se tornando o personagem principal masculino na peça, uma aproximação é inevitável. E ele passa a se apegar tanto a ela que não conseguia lhe dizer não, porque ela o fazia sentir como se ele não fosse uma pessoa boa o bastante. Como consequência, vem o amor.

Mas Jamie tem um segredo. E esse segredo muda sua vida para sempre. E isso o faz crescer em um espaço de tempo minúsculo e tentar o máximo para dar o melhor de si a cada momento do dia, antes que seja tarde demais.
Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequênia do que as pessoas percebem.
- Landon Carter

É impossível não comparar o livro com o filme. Simplesmente impossível. Pelo menos foi para mim. Eu não conseguia não pensar no Landon como o Shane, e na Jamie como a Mandy, e nas coisas que foram acrescentadas ou mudadas no filme. Também é impossível não comparar o homem que conta a estória com o bad-boy da telona.

Não digo que o livro é melhor que o filme, ou que o filme é melhor que o livro. Mas eu falo, com toda a certeza, que essa estória, apesar de triste, merece estar na sua lista de livros a ler e de filmes a assistir. Porque não tem como não se comover com cada atitude, com cada sentimento mostrado e, principalmente, com a mudança na atitude do Landon ao longo do ano. Simplesmente não tem.

Muito, muito recomendado!

Recado para o tio Nick: Você é um gênio. Sério, você é. Seus romances são maravilhosos. Mas tem alguma estória sua que eu lerei em que os personagens não morrerão, nem terão que crescer com a dor da perda? Hein?

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

8 comentários

Write comentários
BeliM
AUTHOR
31 de maio de 2011 às 22:40 delete

Gosto muito do filme... Adoro o Nicholas Sparks! kkkk
Mas, as vezes, tb me pergunto se haverá algum livro dele que não morra ninguém, ou menos tragicos... Acho dificil! Mas ele é um autor maravilhoso!!!

bjuss

Reply
avatar
Bruno Robson
AUTHOR
2 de junho de 2011 às 17:41 delete

O filme me fez chorar até quase desidratar!

Espero que o livro preda o leitor, como o filme prende o telespectador.

Reply
avatar
amandaolb
AUTHOR
8 de junho de 2011 às 23:08 delete

"I pray to be only Yours, " know now You're my only hope"
Bom demaaaaais *-*

Reply
avatar
monick
AUTHOR
12 de junho de 2011 às 14:34 delete

Tio Nick ,simplesmente adorei o filme,e sou completamente apaixonada pelo livro,ja o li 3 vezes e em todas ela me desmancho em lágrimas... Parabéns.

Reply
avatar
Luan Queiroz
AUTHOR
29 de junho de 2011 às 23:28 delete

Como sempre, Nicholas Sparks mostra que histórias simples, recheadas de clichês, com personagens que poderiam muito bem ser reais, tem o poder de emocionar!Adorei a resenha e quero muito ler este livro!

Reply
avatar
Bruninha
AUTHOR
2 de julho de 2011 às 12:24 delete

Own...
Eu jah perdi as contas de quantas vezes eu já vi este filme...
E chorei...
rsrs
queria muito poder ler o livro!
eu adoro no Nicholas Sparks, ele é simplesmente fantástico!
e essa resenha me deixou ainda mais curiosa!!!
*-*
espero poder ler em breve...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de julho de 2011 às 01:01 delete

OUN, eu só assisti o filme e queria muuuito muito mesmo ler o livro!
A história é demais em todos os sentidos, isso que só assisti o filme. Fico só imaginando os detalhes do livro que deixam a história mais envolvente ainda! haha
Já estou participando da promoção e quero muuito ganhar! Estou super animada, hihi
E outro parabéns para Nicholas Sparks, ele é verdadeiramente um autor brilhante, seus livros são maravilhosos e sou fã dele!!

Um abraço Naya!
@juulims

Reply
avatar
Brenda Natália
AUTHOR
29 de julho de 2012 às 14:27 delete

E linda e muito triste essa estória, apesar de eu não ter lido esse livro ainda e só assistir parte do filme!! Mas ainda pretendo ler ele!!

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!