Destino: Egito!

18:27:00 3 Comments A+ a-


Não é novidade para ninguém o que está acontecendo no Egito. Toda aquela confusão, tumulto, brigas no meio da rua, conflitos de interesse e um presidente que não quer desistir do seu posto. Particularmente, eu não tinha a menor vontade de conhecer o lugar antes mesmo de toda essa confusão.

Ok, saber que os primeiros registros de civilização datam cerca de seis mil anos atrás é bem interessante. E, ok, mesmo sendo localizado em um deserto e tendo todo aquele problema de desigualdade social e coisas e tal, fazer uma visita ao Egito pode ser uma das viagens mais enriquecedoras da sua vida. Seria conhecer, mais ou menos, o que se estudou na escola.

E para aqueles que, como eu, não se lembram de quase nada das aulas de História e preferem muito mais, sei lá, descobrir as raízes de x num polinômio de quinto grau, ir ao Egito e saber mais ou menos onde as filmagens de 'A Múmia' aconteceram parece ser bem legal. Bem legal mesmo.

Eu sei, foi tenso esse último parágrafo. Mas, seguindo a sugestão da @Ingryd_Lessa, decidi fazer um post sobre este lugar que não deixa de ser maravilhoso só porque eu não sou fã de história. Esse vai ser um post sobre o país, sobre a região. Depois eu farei alguns falando de cidades específicas.

Antes de falar o porquê o Egito é um lugar que merece ser conhecido um dia na vida, vou falar da imagem que eu, e provavelmente muita gente, tem sobre lá:

Rio Nilo
  • A geografia dele é bem ‘complicada,’ porque eles dependem do Nilo e, fora o Cairo, no Delta do rio, a Alexandria e algumas cidades junto da costa do Mar Mediterrâneo; depois de uma faixa verde dos dois lados do rio, o que sobra é deserto desabitado, com um ou outro oásis.
  • A distribuição demográfica é extremamente desigual, e sempre que passa algo sobre lá na TV - que eu tenha visto - é sobre a extrema riqueza de alguns, ou sobre a extrema pobreza de muitos.
  • O país é superpopulado, cerca de 70 milhões de habitantes, e a maioria segue o Islamismo – uma religião cujos atos seguem à risca os escritos de seu livro sagrado: o Corão. Não tenho nada contra nenhuma religião, e eu acho realmente bonita a filosofia deles. Mas, como a gente pode rever na novela ‘O Clone’, muitas coisas da nossa cultura são contra os costumes deles. Às vezes isso pode ser um problema, dependendo do que se faça em suas terras. E andar em um lugar onde você tem medo de que qualquer coisa que você faça pode ser um tiro no pé é complicado.

Um dia desses eu estava assistindo à uma reportagem que se passava no Egito, e realmente mostrava que aquele é um lugar maravilhoso. Eis alguns motivos de se querer conhecê-lo:

A arquitetura é maravilhosa!

Mesquita do Sultão Hasan, Cairo
Eu não consigo imaginar como é ir à um deserto, se, quando faz calor aqui – e eu moro em um lugar relativamente ameno -, não saio de casa se não for estritamente necessário.  E é lógico que as primeiras coisas que vêm à cabeça quando se fala no Egito são as pirâmides, a esfinge e os templos. Tudo majestoso, imponente e muito mais sólido do que muita coisa que se é construída recentemente. 

Velejar pelo Nilo deve ser uma das melhores experiências da sua vida.

Além de se poder ver vistas maravilhosas enquanto navega o rio, de sentir aquele vento gostoso e úmido que a gente só sente quando está em um barco, ainda pode conhecer os três principais templos do país:
  • Dendera - Inteiramente dedicado a Hator, deusa do amor e do sexo, protetora das mulheres e considerada babá do faraó.
  • Edfu - É dedicado a Horus, o falcão, marido de Hator. Consta que os deuses se visitavam anualmente, o que era motivo de festas que duravam um mês.
  • Kom Ombo - Dedicado ao deus crocodilo Sobek e também a Horus, foi construído por Ptolomeu VI, no século 3 de nossa era. A localização é privilegiada: numa acrópole à beira do Nilo.

A culinária.

Qual é a graça de você sair do seu continente, conhecer templos, ficar em contato com outros costumes e não aproveitar a culinária local? Muito tempero, muita carne, muita fruta, muito chá, muita bebida. Certo que tem sempre aquela comida que a gente estranha, mas o pessoal não come lesma – o que é uma fortuna - e diz que é uma delícia na França?

COMPRAS!

A moeda no Egito é a Libra Egípcia (LE) e R$ 1,00 é equivalente a 3,53 LE (09/02/2011). O que significa, mulheres, que podemos fazer a festa nos mercados de lá. Roupas, tecidos, joias, perfumes, papiro, coisas feitas de cobre podem nos levar à falência. Tem atração melhor do que bons lugares e boas coisas para ir bater perna e comprar roupa e joia? Não acho que tenha.



Bem, eu me empolguei um pouquinho com esse post, mas, ah, acho que valeu à pena e acho que consegui mostrar o porquê de o Egito ser, sim, um lugar onde se precisa ir um dia na vida! Com certeza está na minha listinha de lugares à visitar - que, aparentemente, só faz crescer.

E aí, vamos fazer uma caravana no Egito depois que toda essa confusão por lá acabe? Já foram? Querem ir? Gostaram da matéria?
Comentem! 

P.S.: Se tem algum lugar do qual vocês querem ler aqui, por favor não deixem de me falar! Sugestões são sempre bem-vindas, e eu estou sofrendo de amnésia seletiva: a maioria dos lugares que eu queria falar, eu esqueci. Eu sei, tenso isso. Fora que podem haver lugares que eu não conheça - principalmente aqui no Brasil. Então, sintam-se à vontade.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

3 comentários

Write comentários
Livia
AUTHOR
10 de fevereiro de 2011 às 18:45 delete

Preciso dizer que as piramides estao desintegrando lentamente e eu ainda nao fui la conhecer??? SONHO! Preciso!!!!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
10 de fevereiro de 2011 às 20:34 delete

Poxa, muito obrigada por ter seguido minha sugestão! *-*

Eu sempre digo, para os que aguentam me ouvir tagarelar um pouco, os lugares que sonho ir um dia: Grécia, Itália (especificamente Roma) e Egito. Sem tirar Fernando de Noronha!

Para cada lugar eu tenho um motivo bem específico. No caso do Egito "os motivos" são as Pirâmides (bem lógico né? ._.). Como você falou, desde as aulas de História na 5ª série eu sou louca por toda a maravilha da arquitetura, da mitologia e do lugar em si.

Adorei a notícia de que a moeda de lá é mais barata que o Real! Ia comprar muita coisa! hihihi

Parabéns pelo post! Adorei a ideia do "Destino". Ficarei de olho nos próximos lugares que você escolherá. ^^

Beijos!
Ingryd Lessa.

Reply
avatar
Brenda Natália
AUTHOR
22 de julho de 2012 às 18:58 delete

Nayázinha eu adorei seu post, sabe eu amo o Egito (em uma de minhas vidas passadas fui de lá) ele é realmente incrível e quando eu for te levo junto!!!
A e pq vc não fala sobre a Nova Zelândia, é um país simplesmente maravilhoso!!

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!