Música: My Favorite Highway

00:23:00 0 Comments A+ a-

My Favorite Highway... esse nome te soa familiar?

Soava para mim, apesar de eu não saber de onde eu conheci esse nome. Talvez eu tenha ouvido antes em uma das conversas com a tão famosa Drika. Talvez eu tenha lido por aí, quando fui pesquisar quem era David Cook - acho que é o mais provável. Só sei que, quando eu estava escutando a Radio MSN eles tocaram Nothing's Bigger Than Love e eu estou viciada na banda desde então.

Então eu pensei: é uma ótima banda para falar no blog. E bem, aqui vamos nós.

A banda foi formada em 2004 por David Cook, que cresceu tocando em bandas no ensino médio, e seu primo, Will Cook. Completaram a formação com Pat (Patrick Jenkins) e Bob - apesar de essa não ser a formação inicial da banda. Eles tinham tudo para dar certo: eram amigos e companheiros, eram talentosos e tinham vontade de crescerem como banda.

Mas o começo não foi fácil. Eu creio que nunca seja. Algumas pessoas desistem, outras cogitam a ideia, outros simplesmente passam por cima de todos os obstáculos sem desanimar. Os integrantes do MFH quase desistiram de seus sonhos.



“Quando estávamos em turnê ano passado, tocamos em um bar nessa cidade deserta perto de Lake Erie, no qual o barman nos disse ser bem famoso,” David diz. “Doze pessoas apareceram. Não tinha dinheiro suficiente para o bar nos pagar. O promotor mandou seu irmão para nos dar $100 de seu próprio bolso. Nós nem queríamos tocar. Nós estávamos lá sentados, nos sentindo péssimos e deprimidos, tipo, ‘Nós nunca vamos tirar férias?’ Ficamos nisso por anos e ainda comíamos pasta de amendoim no fundo da van, no estacionamento. Nós estávamos prontos para desistir.” - David Cook

Eles tinham gravado um EP chamado Anywhere But Here que vendeu mais de 18 mil cópias digitais e mais de 75 mil músicas foram baixadas pelo iTunes. Em março de 2008 eles usaram os lucros desse trabalho para produzir o CD deles. Como resultado de toda a determinação e trabalho duro, o How To Call A Bluff foi lançado, de forma independente, em julho de 2008 e vendeu aproximadamente 135 mil músicas. Com isso, conseguiram um contrato com a gravadora Virgin Records, em setembro do mesmo ano.

“Nós decidimos parar de escrever músicas que achávamos que a gravadora iria gostar, e começamos a escrever músicas que amávamos”- David Cook
Depois de serem uma banda contratada, o How To Call a Bluff foi relançado, com mudança nas faixas: as músicas In My Heart e Walking On A Wire foram excluídas e foram substituídas por Go e Dreamer. Também foram acrescentas faixas bônus, versões acústicas de Bigger Than Love e Forfeit.

Eu não me conformo com a coisa toda da banda ter dado errado, até onde eu pude pesquisar tudo ia bem. O site onde fiz toda a pesquisa para esse post, o MFHBrasil, mostra o que o David postou em seu blog, e sempre eram postagens positivas sobre a banda. Como essa:

Por enquanto, o My Favorite Highway continua escrevendo novas músicas. Nós estamos tomando este tempo para escrever o próximo álbum, nós queremos que todas as músicas sejam fantásticas e não vamos cortar quaisquer cantos. Se você achou que o último álbum estava bom, então eu acho que este próximo irá levá-lo a um nível completamente diferente. Os últimos meses têm passado devagar para nós, nós tivemos muito o que compreender, mas nós estamos de volta e movendo para a direção certa. 2010 será um ano animado para o My Favorite Highway, eu irei mantê-los atualizados.
Inclusive, eles fizeram um desafio ao fã-site brasileiro: quando completassem 1000 seguidores no twitter, a banda viria pro Brasil.

"Certo, Brasil, o negócio é esse... quando o @mfhbr atingir 1.000 seguidores nós iremos ao Brasil. Justo? Façam acontecer."

Acontece que os brasileiros impressionaram o David com a agilidade com a qual cumpriram o desafio:

"Eu pensei que isso ia levar alguns meses, mas eles conseguiram 1,100 seguidores em algumas horas."

A primeira má notícia que atingiu o MFH foi a saída de Bobby, o bateirista:

Como muitos de vocês sabem, eu tenho tocado bateria no My Favorite Highway nos últimos cinco anos. Tive a oportunidade de viajar por perto, para longe, e viver o meu sonho com três dos meus amigos neste tempo, mas como todas as coisas boas na vida, eles precisam eventualmente chegar ao fim. 
Enquanto a porta para a era do My Favorite Highway está oficialmente fechada em minha vida, eu estou animado que outras muitas portas para ótimas oportunidades, estão se abrindo. Eu espero vê-los em breve.
Acredito que eles tenham voltado à rotina de compor e gravar novas músicas até que lançaram a nota oficial da separação da banda, em setembro do ano passado:

Há quase seis anos, Will e Eu começamos a banda que agora se tornou o My Favorite Highway. Me deixa muito emocionado que nós temos sido uma banda por tanto tempo. Os últimos seis anos foram uma jornada maravilhosa para todos que fizeram parte da família My Favorite Highway. Nós tivemos o prazer de conhecer tantas pessoas inspiradoras ao longo dos anos, incluindo nossos fãs incríveis e as bandas com as quais fizemos turnê, a quem nós temos orgulho de chamarmos de amigos. Há incontáveis memórias que nós compartilhamos uns com os outros e com cada um de vocês, que nós nunca iremos esquecer. Eu sinto que quando os artistas estão anunciando o fim de suas bandas, eles soam como se estivessem escrevendo um obituário, bem, nós não iremos fazer isso. Pat, Will e eu temos feito uma busca em nossas almas esse ano, e nós mutualmente concordamos que o capítulo My Favorite Highway de nossas vidas está chegando ao fim. Esta banda tem sido a parte mais importante do que nós somos há mais de meia década, mas nós sentimos que chegou a hora de seguirmos em frente. Do fundo dos nossos corações, obrigado a todos que sempre acreditaram e apoiaram o My Favorite Highway. Uma banda não é apenas os membros tocando num palco, é uma história, e todos que cantaram uma linha de nossas músicas é parte dessa história e é parte dessa banda. Pessoas vêm e vão, histórias ficam para sempre.
Nós tocaremos alguns shows de despedida na nossa cidade natal, Vienna, Virginia, em Dezembro. Estes serão os nossos últimos shows como My Favorite Highway.
Nós também iremos lançar um álbum acústico ao vivo, de alguns shows da Storytellers Tour, em breve. Nós iremos continuar fazendo música juntos, e estamos muito empolgados com o futuro. Obrigado por fazer parte da nossa história.

- David, Will e Pat

Tenho certeza que o show de despedida foi inesquecívelmente caprichado e triste. E aposto que a MFH já está deixando saudades para todos que acompanharam sua trajetória. Para mim, que acabei de conhecê-la, é triste saber que não irei ouvir músicas novas dessa banda, que eu estou gostando tanto de ter como companhia. Nem irei ficar paquerando os moletons da loja oficial - e as camisetas! - porque a loja foi fechada. E é uma pena eles nunca terem chegado a vir para o Brasil.

O fim da banda não significa que ela deva ser esquecida. E eu espero ajudar nisso dividindo com você, leitor, as três faixas que eu mais gostei do CD de 2009 (não sabia do de 2008, mas vou correr atrás!). Confiram abaixo:

Bigger Than Love - Linda, linda, linda! Não dá pra copiar apenas um trecho dela. Confiram a letra aqui.




Entertain The Pain - If I find you would I let my thoughts surround you? (♪




Bittersweet Life - Maybe it's time to let go, but I'm too scared and so unprepared. (♪




As únicas redes sociais ainda 'ativas' da banda são:
  • Twitter do Will Cook (aqui)
  • Conta no iLike (aqui)
  • Conta no Friends or Enemies (aqui)
 Até o blog do David Cook - e o twitter também! - foram excluídos. Eu tava até esperançosa de ele seguir carreira solo, já que ele lançou um EP solo - que o fez ter raiva antes do lançamento, porque vazou na internet.

Quando você baixa um cd ilegalmente você está cometendo um crime federal, é roubar criatividade, material protegido por direitos autorais, e também é moralmente errado. Eu acho que você entende o que estou tentando dizer.
Eu não estou decepcionado que o meu cd vazou, não por razões financeiras, não porque eu estava esperando para vender monte de CDs na minha primeira semana, mas porque, como um artista, eu tenho uma visão de como eu quero apresentar minha criação.
É uma pena eu terminar esta postagem sem ter ideia de qual o rumo que os integrantes da My Favorite Highway tiveram. Também é uma pena eu não ter ideia de como descobrir, já que eles deletaram os twitters, os possíveis blogs; enfim, qualquer fonte óbvia de acompanhamento. Então eu fico por aqui dizendo que eu fiz este post com muito carinho, me desculpando pelo tamanho do mesmo, e esperando realmente que vocês acabem apreciando a banda tanto quanto eu estou.
(aceito o CD deles, e o EP do David, de aniversário. 13 de maio, tá?)

Até a próxima!

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!