Escola dos sabores - Erica Bauermeister

00:59:00 1 Comments A+ a-

Uma palavra que defina esse livro: delicioso.

Fazia muito tempo que eu queria ler Escola dos Sabores (tinha falado dele aqui), e acabei  ganhando o livro num amigo secreto de fim de ano. Apesar de não estar muito no clima de leitura - li em algum lugar que isso se chama 'depressão litarária' -, e de ter demorado mais de uma semana, acho, para lê-lo, e de ter tido dificuldade de me concentrar em alguns momentos por pensar em mil coisas ao mesmo tempo, terminei o livro com o mesmo sorrisinho besta que todo livro bom me faz fazer.

Escola dos Sabores é uma escola de culinária que funciona a cada primeira segunda-feira do mês, à noite, no restaurante da Lillian - a dona e professora. Cada capítulo conta a história de um dos personagens. E, junto a isso, nos deliciamos com as receitas que eles aprendem a fazer, e que os ajudam a se encontrarem.

Para Lilian, a comida é algo que faz com que seus sentidos fiquem aguçados, é uma maneira de se expressar, de conseguir as coisas, de se presentear. De se achar. Ela descobre que sua teoria está correta quando ajuda a sua mãe nessa jornada, sempre cozinhando algo novo para 'trazê-la de volta.'

Sua escola de culinária funciona há sete anos, e, depois de tanto tempo, ela reuniu uma turma de alunos que realmente formaram um elo de amizade e cumplicidade que ela nunca havia visto antes. O lindo do livro é como, em cada capítulo, ela percebia que um dos alunos estava perdido em lembranças, boas ou não, e sempre se focava no que eles pareciam precisar. E sempre os ajuda através da comida; sendo isso em dia de aula, ou não.


Claire, Carl, Antonia, Tom, Chloe, Isabelle, Helen, Ian e a própria Lilian começam com as aulas na Escola dos Sabores com algo faltando ou inacabado dentro deles, e saem de lá completamente diferentes. Eu diria que saíam de lá bem com seus interiores. De bem com a vida, e com todas as sensações e lembranças que a culinária pode ajudar a obter.

Como eu falei, eu não estou muito no clima de leitura esses dias, e tive um pouco de dificuldade em terminar o livro. Não é um desses que me prenderam, desses uau que têm por aí e que todos adoramos, mas, com certeza, vale muito a pena ser lido. É um livro que te envolve. Eu acabei fazendo um bolo enquanto lia, porque não tem como não ter vontade de cozinhar enquanto saboreia a leitura.

Se me perguntassem qual o meu final predileto, eu diria que o de Tom. Porque a história dele me tocou, realmente, e eu torci por ele. Muito. E não me decepcionou. Sabe quando dizem que uma leitura demora pra acabar, mas quando acaba deixa saudades? Escola dos Sabores, com certeza, se encaixou nesse grupo para mim.

E eu o recomendo para quem quiser uma leitura saborosa e leve.

Quem já leu Escola dos Sabores? Gostou?
Me falem!

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

1 comentários:

Write comentários
Martha
AUTHOR
23 de janeiro de 2011 às 06:30 delete

Nayá, eu já li esse livro e amei!! Achei super leve e divertido! Na verdade, tudo o que tem haver com comida eu adoro!!:D

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!