O Começo do Adeus - Anne Tyler

12:35:00 2 Comments A+ a-

Se você se distanciar de um evento o bastante, ele se nivela e se mistura a paisagem de sempre. p.154
Em O Começo do Adeus, conhecemos a história de Aaron e como ele perdeu sua esposa em um acidente, dentro de sua própria casa. Aaron e Dorothy, sua esposa, eram completamente diferentes, mas se davam muito bem. Ele havia tido uma doença quando criança que o deixou com uma deficiência do lado direito do corpo, e tudo o que não queria era receber tratamento especial por isso. E ela era uma médica radiologista que sempre vivia ocupada, e que nunca se preocupava com coisas superficiais.

Aaron perde Dorothy depois de uma discussão entre eles, e passa pelos estágios do luto se cobrando, dizendo coisas como 'se eu não tivesse discutido por besteira', ou 'se eu tivesse feito diferente, ela poderia ainda estar aqui.' Todos ao seu redor tentam fazer-lhe gentilezas, que são vistas com maus olhos por ele. Aaron não queria piedade, queria sua esposa de volta.

Por um tempo ele voltou a morar com sua irmã, Nandina, na casa em que se criaram. Sua rotina era casa-trabalho-casa; sendo ele e sua irmã donos de uma editora de livros independentes. As coisas mudam quando Dorothy começa a aparecer para ele. Começa a andar ao seu lado, a até cobrar atitudes que ele não tinha tomado. Aaron estaria ficando louco? Tudo o que ele sabia era que não queria passar a ficar sem ela novamente.
Mas agora eu queria as dores e as delícias de uma vida normal. Queria que minhas consoantes interrompessem minhas vogais ao falar, meus pés tocando os dela em um abraço, meu nariz cutucando o dela durante um beijo. Eu queria a realidade, mesmo que fosse imperfeita e repleta de falhas.
Fechei os olhos e desejei, de todo o coração, que ela aparecesse só para colocar uma mão em meu ombro. Mas ela não veio. p.163

Quando recebi os lançamentos de agosto da Novo Conceito, além de encantada com os kits, fiquei curiosa para ler logo este livro. Mas estava esperando que ele me fisgasse, estava esperando me envolver com a estória. Isso, infelizmente, não aconteceu. O Começo do Adeus é um livro que fala sobre perdas, e sobre continuar seguindo em frente. Sobre como aprender com os erros, e se dar uma segunda chance. É uma estória bonita e bem contada, mas não pude evitar sentir que faltou algo nela - algo que não sei o que é.


Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

2 comentários

Write comentários
Millena
AUTHOR
8 de setembro de 2012 às 22:21 delete

Algo que não sei o que é.... concordo muito com você, é uma história com sensibilidade, mas eu achei que faltou um ponto principal, um clímax. No fim das contas, achei o enredo linear e clichê, quando o motivo da "volta" da Dorothy fica explícito, vemos que não há surpresas nenhuma.


Pelo menos o kit foi bom, hauahuahua.


www.amorporclassico.com

Reply
avatar
Caline
AUTHOR
14 de setembro de 2012 às 09:46 delete

Vixe que chato, achei que esse livro seria triste, bem dramático e muito emocionante, mas parece que não é muito legal.
O kit desse livro foi sem dúvida o mais legal pena que o livro não parece seguir a mesma linha, rsrs.

P.S.: Concordo quando vc diz que as coisas entre o Cole e a Natalie aconteceram rápido demais. Acho que por isso achei que a história deles foi meia superficial.

Beijos
Caline - Mundo de Papel

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!