As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

00:10:00 2 Comments A+ a-

"Nem todo mundo tem uma história triste, Charlie, e mesmo que tivesse, isso não é desculpa." p. 38
Charlie é um adolescente solitário que acabou de entrar no ensino médio. Seu único amigo havia cometido suicídio e ele nunca chegou a saber o motivo - apenas sabia que seus pais haviam se separado depois do ocorrido. Seu irmão mais velho estava de mudança para a faculdade, e sua irmã estava ocupada demais sendo veterana e lidando com garotos. Em pouco tempo, entretanto, ele conhece Patrick e Sam e passa a receber uma amizade verdadeira e duradoura que ele não estava esperando.
Não sei se você já se sentiu assim, querendo dormir por mil anos. Ou se sentiu que não existe. Ou que não tem consciência de que existe. Ou algo parecido. Acho que querer isso é mórbido, mas eu quero quando me sinto assim. É por isso que estou tentando não pensar. Só quero que tudo pare de rodar. Se ficar pior, eu terei de ir ao médico. E teria aquela coisa ruim novamente. p.104
Aos 15 anos, o protagonista já havia passado por muitas coisas. Já havia sofrido muitas perdas. Mas, apesar de tudo, ele é de uma inocência tão grande que cheguei a não conseguir imaginá-lo como uma criança real no começo. Havia muitas coisas do dia-a-dia que eram desconhecidas para ele, também. Charlie é um observador imparcial da vida; passando por ela sem escolher lados e sem opinião formada, mas ainda assim, estando a par de tudo o que acontecia ao redor e, por vezes, esquecendo de viver sua própria história.
- Ele é invisível.
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.
p. 48
A narrativa é contada através de cartas que ele escreve para um amigo a quem ele não conhece, como um diário. E nessas cartas ele faz, e também transcreve, algumas observações que me deixaram impressionada, maravilhada e, por vezes, me fizeram refletir sobre muitas coisas. Marquei tantas citações neste livro que me assustei.

Já se sentiu muito mal, depois de tudo passar e você não saber por quê? Eu tento me lembrar, quando me sinto ótimo como agora, que haverá outra semana terrível algum dia, então procuro guardar o maior número de detalhes que posso, e assim, na próxima semana terrível, vou poder lembrar esses detalhes e acreditar que vou me sentir bem novamente. Não funciona muito, mas acho importante tentar. p.113

Me interessei em ler o livro depois que vi que um filme dele estaria sendo lançado em breve, mas já estavam buzinando em meus ouvidos há um tempo sobre o quão maravilhoso esse livro era. E ele é, realmente. Ao contrário das estórias sobre pessoas e suas experiências na escola com os quais estava acostumada, cheios de meninices e crises existenciais, este fala de um garoto que passa e testemunha acontecimentos duros e reais e que lida com essas experiências do jeito que consegue.

-Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece. p. 35
E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos. p. 49
Eu acho que é ruim quando um cara olha para uma garota e pensa que a forma como ele a vê é melhor do que a garota realmente é. E acho ruim quando a forma mais sincera de um cara olhar para uma garota é através de uma câmera. É muito difícil para mim ver Sam se sentir melhor consigo mesma só porque um cara mais velho a vê desta forma. p.58
Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas. p. 221

Tentei enxergar defeitos em todas as coisas que o protagonista fazia que eu não concordava. Mas Charlie é um menino, e ele não tem em seu quintal uma fonte que jorra força e sabedoria - nem um espelho mágico para lhe dizer o que, e quando, fazer algo. Ele estava cometendo erros, e estava fazendo isso porque é o que as pessoas fazem. Todos os dias.

Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda não entendi como posso ser assim. p. 12


Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

2 comentários

Write comentários
WilLDuarte
AUTHOR
23 de setembro de 2012 às 00:23 delete

Nayá, como tem acontecido tudo relacionado a As Vantagens de sr Invisível que leio e vejo ultimamente, não pude não me emocionar com sua resenha.
Charlie é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais incríveis que eu já conheci. Observar o mundo pelos olhos dele fez com que alguma coisa dentro de mim se transformasse. Para melhor.
Enfim... me faltam palavras para expressar o quão maravilhoso este livro é para mim. Mas na falta delas, escolho usar uma do próprio Charlie: "Eu me sinto infinito."

Reply
avatar
Marcela Oliveira
AUTHOR
23 de setembro de 2012 às 11:21 delete

nahhhhhhhhhhh... adorei a resenha, só pelas quotes deu vontade de ler... ehehhe
preciso ganhar na sena p comprar tantos livros...
xero, xero e sucesso! ^^

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!