Destino: Toscana - Itália

13:21:00 1 Comments A+ a-

Hey!
Já faz um tempo que eu queria falar da Toscana, queria saber um pouco mais sobre ela depois de ler tantos livros que a mencionem. Também, ver na TV o tempo todo as paisagens do lugar deixa qualquer pessoa com vontade de ir por lá conferir. Pois bem, já que não posso ir por lá, aqui vai uma pequena pesquisa sobre o Destino de hoje:


Foi na Toscana, terra da grande literatura de Dante, Petrarca e Boccaccio, que nasceu o italiano moderno.  Foi na Toscana que nasceu e se desenvolveu, entre os séculos XIV e XVI, a grandiosa época do Humanismo e do Renascimento, que inovaram radicalmente a cultura e a arte, deixando um um marco para sempre.
Firenze (ou Florença), capital da Toscana, conserva grandes obras de arquitetura civil e religiosa, esculturas e pinturas de extraordinário valor artístico, de grandes gênios como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Buonarroti, etc. Há também Siena, com a sua Piazza del Campo, com o famoso Palio no verão. Também super famosa pelos seus grandes vinhos, como o Chianti e o BrunelloMontepulciano e Pienza são jóias da arte renascentista, e San Gimignano, com as suas célebres torres . Em seguida há Pisa,conhecida no mundo inteiro pela famosa Torre pendente; Carrara, com seu Duomo revestido do preciosíssimo mármore que recebe o nome da cidade; e ainda Lucca, Pistóia, Arezzo, Grosseto, Livorno, Prato, que também ostentam igrejas e monumentos de grande valor arquitetônico e artístico. São incontáveis as belezas naturais...
Fazem parte da Toscana as províncias: Arezzo, Firenze, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa, Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.
-Texto retirado do site Vamos para a Itália

Quando se procura por informações sobre a Toscana, não se acha muita coisa. Também, não é de se surpreender, afinal não se trata de um lugar específico, mas sim de uma região. É a mesma coisa que procurar sobre a região Nordeste, Sudeste ou Sul do Brasil.

Mas uma coisa é certa: quem for por aqueles lados da Itália encontrará vários museus para passear, vários vinhedos para apreciar e irá andar ao por vários castelos, praças, igrejas e torres medievais. Também conhecerá paisagens maravilhosas e ver-se-á arrodeado de natureza. 

Eu sempre achei que não iria querer viajar para a Itália por achar que as ruas e casas de pedra fossem meio sombrias, por achar que tudo lá fosse mais parado. Como se as coisas por lá estivessem presas ao passado. Não sei se o jeito de pensar é errado, mas com certeza a minha opinião mudou. Toda vez que eu vejo algo relacionado às ruas da Itália, ou àquelas paisagens maravilhosas eu páro e penso em toda a sorte que eu terei no dia em que eu conseguir dar uma passadinha por lá para tomar sorvete.

Sim, eu quero ir lá tomar um sorvetinho, o que é que tem? 

Estou lendo um livro que se passa, em parte, na Toscana e, por ser um livro de suspense, não menciona muito a região em si. Mas só o que menciona já me faz sonhar com aqueles ares. Fora que eu adoraria visitar algum vinhedo. Não que eu goste de vinho, mas acho lindo quando vejo imagens daqueles montes de pés-de-uva lado a lado. Todos de um tipo específico, com suas peculiaridades.

É bem comum ter casas para alugar por lá. Alugar uma casa na Itália e assistir ao pôr-do-sol na varanda tomando alguma coisa e conversando com alguém agradável... não seriam férias perfeitas? Eu acho que sim, seriam, sim!

“É na Toscana, após um crepúsculo de tantos séculos, que o sol da Beleza dealba em toda a claridade e freme ardências e delírios de zénite: ali se descobre novamente o Homem e a Vida, isto é, o que há de formosa realidade, de variedade e graça em toda a Natureza” - Jaime Cortesão.

E aí, que tal incluir a Itália na lista de lugares a visitar? 

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

1 comentários:

Write comentários
Livia
AUTHOR
11 de outubro de 2010 às 13:43 delete

Vai ter q me levar com vc, PRA VARIAR!!!
huahuahauahuahuhauah

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!