domingo, 1 de abril de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Estilhaça-me era um livro pelo qual estava ansiosa para ler, e assim que o livro chegou me permiti largar tudo o que estava fazendo para começar a leitura. Eu não tinha ideia do que a estória tratava, nunca havia lido uma resenha sequer, muito menos a sinopse. Mas a expectativa era grande.

Juliette é a protagonista, e ela não pode tocar em ninguém. Seu toque é letal. A vida de quem toca em seu corpo é, de alguma forma, sugada para ela. Por causa disso ela cresceu com a certeza de ser um monstro enquanto mudava de cidade em cidade até ser mandada para um manicômio pelos próprios pais - onde a estória começa.

Em um dia que deveria ser igual a todos os outros é anunciado que Juliette terá um companheiro de cela/quarto. Depois de muitas suposições, ela descobre que seu novo 'colega de quarto' é Adam, o garoto pelo qual ela ia para a escola todos os dias antes de o acidente que provocou sua prisão acontecer.

Nem tudo é o que aparenta ser em um mundo onde a democracia foi derrubada. O poder se concentra no Restabelecimento, a ordem é descartar a todos os que não servirem para dar lucro à elite e eliminar qualquer possibilidade de rebeldia. E eles querem Juliette, que pode vir a ser uma arma poderosa para manter o medo entre os civis.

Juliette terá duas opções, aceitar se tornar uma arma contra o povo ou lutar para escapar das mãos do governo. Em um lugar onde não se sabe em quem confiar, serão os anos de humilhação e abandono suficientes para que ela se torne a arma mais letal de todas?

Fiquei muito animada logo no começo da leitura, deixei de fazer várias coisas que eu deveria para ler e saber o que iria acontecer em seguida. A narrativa é fantástica, a forma como a protagonista expressa seus sentimentos em relação a si mesma e ao mundo em que vive é maravilhosa, e o Adam é o cara que qualquer mulher quer para si. Infelizmente, este livro foi uma decepção para mim. Tirando o fato de que vez por outra eu me lembrava de alguns aspectos de Jogos Vorazes, e até de uma ou outra cena lida em Feios, houveram pontos que eu não deixei escapar:

O primeiro foi que achei que a Juliette muda rápido demais. A narrativa dela era uma e, de repente, a coisa muda. Não gostei disso. E depois teve o final. Para não soltar nenhum spoiler, direi apenas que achei que a autora apressou demais algo que eu já imaginava que fosse acontecer e que poderia ter deixado para o próximo livro, já que esse é o primeiro de uma série.

[Spoiler]E eu posso estar sendo preconceituosa com o que a escritora criou a respeito do dom/maldição da Juliette, mas eu realmente virei a última página rindo por ter me lembrado de um desenho animado/filme/novela/série de TV.[/Spoiler] Apesar da decepção que foi esse livro para mim, ainda quero saber o que acontece a seguir. Talvez a estória volte a me conquistar. Talvez você goste mais do livro que eu.

13 comentários:

  1. Sério que você não gostou do livro??? Nossa agora eu tô com medo, rs.

    Tô co tantas expectativas com relação a ele, não quero me decepcionar. Tomara que eu não tenha esses mesmo pensamentos e ideias que você teve.
    Tomara que minhas expectativas sejam superada e que eu me apaixone pelo livro, mas sinceramente acho que isso não vai acontecer, rs.

    O bom é que agora não vou mais começar a leitura com tantas expectativas, talvez assim ele possa me agradar mais do que agradou você.

    Xero, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Nayá, a sua é a primeira resenha que leio que não falar super bem do livro e tudo mais. As outras só falavam que o livro é perfeito, e esse tipo de coisa, sem apontar nenhum ponto negativo, que como você provou existe alguns. Então parabéns pela resenha, realmente ótima.
    Você conseguiu destacar os pontos positivos e alguns negativos.
    De qualquer forma estou bem animado para ler Estilhaça-me. Mas acredito que ainda vá demorar um pouco.

    ResponderExcluir
  3. quero tanto ler! 
    pena q vc n gostou tanto, esse livro desperta opiniões bem diferentes nas pessoas: umas amam, outras não gostam mas continuo curiosa hahah

    ResponderExcluir
  4. Estou muito curioso para ler esse livro, mas agora fiquei um pouco receoso, é a segunda resenha que leio e que critica o final, mas tomara que eu goste rs

    ResponderExcluir
  5. Esse poder da menina parece uma coisa meio paranormal! 

    Estou curiosa pra ler :)

    ResponderExcluir
  6. A história parece ser boa, mesmo você dizendo que não é. 
    Eu gostei da capa, ela fica me convidando pra ler o livro. Eu vi o book trailer e achei bem legal.
    Nayá, você escreve super bem! *--* 

    ResponderExcluir
  7. Obrigada. =D

    Muita gente gostou, vai que você gosta também?

    ResponderExcluir
  8. Da primeira vez que vi a capa desse livro já queria comprar..depois fui lendo resenhas e me interessei ainda mais...
    achei meio triste o fato da garota não poder tocar nas pessoas e viver isoladas...
    adorei a resenha..

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que você não gostou tanto assim?
    ele me deixou muito curiosa só de ler a sinopse..
    simplesmente louca para ler ele, ta sendo muito comentado e aclamado..quero-o muito! rs
    bjokas

    ResponderExcluir
  10. Pois acredite!
    Mas muita gente amou o livro, vai que você não goste também? =)
    Beijos, e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  11. Já há um tempo que tinha ouvido falar sobre, mas sei lá, o título não me chamou muito a atenção sabe, mas pela sinopse e agora pela resenha, fiquei animado, ja quero ler.

    PASSADO QUE EU NÃO SEGUIA TEU BLOG =O
    agora sigo amor.. beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu tô muito louca pra ler esse livro. Primeiro, foi essa capa que me encantou. Apesar de mostrar rosto - e eu prefiro quando cortam a imagem - achei super legal. O título também me chamou a atenção, mas quando li a sinopse, pensei "PRECISO desse livro!". Claro que ele tá na minha wish list *-* Mesmo que a maoria das resenhas que eu li diz que o livro é bom, mas não isso tudo, ainda quero muito ler!

    ResponderExcluir

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!