Cem Toques Cravados - Edson Rossatto

21:48:00 0 Comments A+ a-

Oi!

Quem participou da promoção do kit que a Editora Andross me disponobilizou para sorteio seguiu a regra de seguir o Twitter do Cem Toques Cravados (@cemtoques). Eu sabia que era um livro que estava para ser lançado com nanocontos, mas eu não levei muita fé nele.

Devo confessar que eu subestimei esse livro. Subestimei mesmo. Quando eu ouvi falar desse projeto eu achei que o livro seria chatinho. Porque, realmente, uma pessoa que só lê YA Books tende a pensar isso mesmo. E aí me veio a oportunidade de conferir, por mim mesma, se era o que eu estava pensando, mesmo...

...e fico muito feliz em dizer que não, não era o que eu estava pensando. Superou minhas expectativas.

O livro é muito criativo. No livro estão exatos 100 contos, cada conto com exatos 100 caracteres - incluindo os espaços. É menor que um tweet! E cada conto é completo: te fazem rir, pensar, sorrir... eu marquei o meu exemplar com milhares de papeis pra separar os que eu mais gostei e postar aqui, como exemplo do que vocês vão encontrar nesse livro.

Mas deixa eu falar como surgiu essa ideia. No livro, o Edson conta que queria desenhar tirinhas em HQ como os amigos quadrinistas dele faziam com certa periodicidade em seus blogs, e ele não sabia desenhar. Mas ele sabia escrever. E passou a se testar, fazendo contos cada vez menores e postando em seu blog. Depois de dois livros já publicados, eis que sai o projeto do Cem Toques Cravados - nome em homenagem ao livro 16 Linhas Cravadas, do escritor e ator Mário Lago.

Não levou fé no que eu falei? Ou então ficou curioso pra ver alguns dos contos? Aqui vão uns dos meus favoritos:

EPITÁFIO:
"Aqui jaz Zé Tonhão, que, em vida, nunca pediu desculpas (e morreu exatamente por isso!)"
 Esse me fez rir. Sério.

Chegou na porta. Baixou o olhar. Suspirou. Levantou a mão. Ia bater, mas a porta se abriu. Sorrisos.

Não é fofo? *-* Agora, a minha favorita:

Corpos colados e quentes. Pelo menos era inverno. No verão, fica impraticável andar no metrô lotado.
Não sei o que são melhores: os Epitáfios ou os Classificados. Só sei que eu amei demais esse livro. E o melhor é que nem tem desculpa de sem tempo pra ler, porque eu li em vinte minutos. Super pequeno.

Para os interessados de plantão, o livro ainda não foi lançado! Calma, mas já está à venda na Livraria Cultura. Fora que o preço é super ótimo!

E tem mais: quem se interessar em ir ao lançamento, confira abaixo os dados:

DATA: 04/11/2010
HORA: Das 18:30 até às 21:30
LOCAL: Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - São Paulo, SP (Próximo à estação Brigadeiro do Metrô).
INFORMAÇÕES: Tel. (11) 2167-9900

Para quem quiser dar uma olhada em todos os contos que não estão no livro, eu sugiro que acessem o site do projero (www.cemtoquescravados.com). Eu realmente achei super legal. E tem mais(mais uma vez)! O Edson me enviou dois exemplares. Um para mim, e outro para sorteio. Alguém se interessa? 


Até a próxima!

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!