O Ladrão de Raios - Rick Riordan

16:56:00 2 Comments A+ a-

Demorei, mas cheguei com mais uma resenha.

Alguém aí já leu O ladrão de raios? Eu já tinha ouvido da saga do Percy Jackson desde a época que eu era viciada em Crepúsculo - entre 2008-2009. Mas nunca me interessei realmente em ler os livros. Daí, um belo dia, eu fui tirar as teias de aranha do meu Skoob e a Carol, do Open Page, havia me mandado um recado da promoção do livro no blog dela.

E aí eu pensei: por que não? Quem me segue no twitter sabe que eu sou uma fominha por promoções, dá pra se notar pela minha widget alí embaixo. E num é que eu ganhei o livro?

Mas vamos lá. Percy era pra ser mais um Nova Iorquino azarado que tem dislexia e défict de atenção e só se mete em confusão. Não que ele cause as confusões, elas que chegam até ele. Mas acaba que sempre ele quem se torna o culpado de tudo. Por causa disso, Percy mudou de escola seis vezes em seis anos.

A estória começa quando ele está num internato para garotos problemáticos, a Academia Yancy, e se vê quase sendo expulso de lá. Além disso, vive sendo irritado por uma garota chata e implicante, Nancy Bobofit, com seu grupo de amigas chatas e implicantes. Ele tem um amigo, Grover, a quem sempre proteje da chata da Nancy. Suas notas são ruins, ler para ele é terrível. É como se as letras saíssem do papel. E seu professor de latim não esperava nada menos do que o melhor dele. E sua professora de matemática parecia achar que ele era a cria do diabo, porque ela odiava Percy.

Sempre aconteciam coisas estranhas com Percy, mas começamos a ver o rumo da estória a partir de um passeio à um museu, onde a professora de matemática se transforma em um bixo feio e grande que quer matar Percy e o professor de latim joga para ele uma caneta que se transforma em uma espada. E Percy mata a professora de matemática.

Sonho de muitos estudantes humanos. Vocês são do mau. *tsc*

Com a confusão que se dá, Percy é expulso. Mas, pelo menos, ele vai rever a mãe. Ah, ele adora a mãe. Mas ele não compreende como ela aguenta Gabe Cheiroso, o marido fedorento, chato, mau encarado que só joga pôker, faz bagunça e dá ordens dela. E quem odeia Percy, claro. Mas quem se importa com Gabe Cheiroso quando Percy vai passar o fim de semana com a mãe em Long Island?

Mas as coisas começam a ficar estranhas, com tempestades colossais, fugas, um minotauro e... bem, aquele menino bode é Grover?

Sem opção, Percy chega aos trancos e barrancos ao acampamento Meio-Sangue, onde descobre que todos lá sáo semi-deuses. Mas ele não sabe quem é seu pai. E aquele centauro, metade homem e metade cavalo, é o senhor Brunner, o professor de Latim?!

Não que ele deixe de se meter em confusão por lá, já que tem outra garota chata que não vai com a cara dele por lá. Filha de Ares, ela adora uma confusão. Claro que nunca deixa de estar acompanhada de outros valentões... mas Percy consegue lidar bem com eles. Todas as vezes.

Percy se depara com uma verdade que ninguém acreditaria, os deuses do Olimpo vivem. Em Nova Iorque. Mas ele não sabe de quem é filho, não sabe qual o seu talento e não tem a mínima ideia de como conseguir realizar sua missão, que é nada menos que recuperar o raio mestre de Zeus. A arma mais poderosa do mundo.

Mas ele embarca na missão com outro objetivo. E acaba conhecendo seres que julgava serem mitos. E, no final - só no final - ele descobre o real significado da profecia do Oráculo.

"Você vai para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal."
"Você vai encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança."
"Você vai ser traído por aquele que o chama de amigo."
"E, no final, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa."

A narração é de uma criança, já que Percy tinha 12 anos durante sua aventura. Mas não deixa se ser envolvente. Tem gente que gosta, tem gente que não. Eu adorei. E diante de tantos problemas de Percy enfrenta, definitivamente, eu, você, nós somos bem sortudos. 

Eu sempre soube que um dia iria comprar a série Percy Jackson e os Olimpianos numa dessas promoções da Submarino. Agora eu estou louca por não poder comprar agora. Eu recomendo!

Até.

P.S.: Não deixem de participar da promo que tá rolando aqui no blog.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

2 comentários

Write comentários
Livia
AUTHOR
24 de junho de 2010 às 18:05 delete

Essa serie eh tao bonitinha! Se vc manter em mente q eh uma historia p/ crianca de 9 a 12 anos vc se diverte! Mas tenho q dizer q a estrutura da historia se repete em todos os livros e meio que enjoa. Mesmo assim vale a pena ler ate o final!

Reply
avatar
Gean Carlos
AUTHOR
25 de junho de 2010 às 13:32 delete

eu era louco pra ler, aê baixei só pra dar uma conferida básica no que me aguardava, e achei muito infantil, não é como o filme, mas "a cara de harry potter" e não segui adiante..
enfim ..eu espero os filmes huahauahau :D

Reply
avatar

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!